Partido Comunista Português
Luísa Basto
Quarta, 19 Julho 2006
luisa-basto

Luísa Basto iniciou a sua carreira musical em Moscovo onde, em 1973, concluiu um curso superior de Canto no Instituto Musical Pedagógico do Estado. Ainda em Moscovo gravou o “Avante”.

Regressada a Portugal em Maio de 1974, no “Primeiro Maio das Nossas Vidas”, como cantou, participou em diversos espectáculos pelo país e visitou países como Cuba, França, Luxemburgo, Bélgica, Suiça, Suécia, Holanda, Inglaterra, Canadá, Angola.

Participou também em duas peças musicais de Ary dos Santos e representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1977, com o grupo Os Amigos.

Tem vários discos gravados (o primeiro ainda em Moscovo, acompanhada pela Orquestra da Rádio e Televisão Soviética), com poemas de Eugénio de Andrade, José Gomes Ferreira, Manuel da Fonseca, Florbela Espanca, João Fernando, entre outros.

Gravou composições de Paco Bandeira, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos Mendes, João Fernando, Samuel, entre outros.

O seu último trabalho discográfico, com o nome Alentejo, foi editado já em 2006 pela Câmara Municipal de Serpa e inclui dez temas sobre o Alentejo, suas raízes e realidades.

A par da actividade artística, leccionou música nas escolas do Concelho da Moita, num projecto da responsabilidade da autarquia. Pertence aos corpos gerentes da Associação Cultural Manuel da Fonseca onde faz parte do Grupo de Teatro e dirige o Coro da ACMF.

A convite de Filipe La Féria participou no musical “Amália”, onde interpretava a figura principal.

Em 1994 foi agraciada pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.

O espectáculo que Luísa Basto traz à Festa do Avante pretende comemorar os trinta anos desta iniciativa, marcante na vida cultural e política do país.

Traça um percurso que se iniciou em Moscovo com a gravação do disco "Canções Portuguesas" e com outras canções revolucionárias, seguindo-se uma passagem por grandes poetas gravados já em Portugal, depois do 25 de Abril. A fase final do espectáculo mostrará uma terceira "fase", onde se incluem canções dos seus dois últimos trabalhos e encerrará com "Assim Como Quem Nasce" e "Avante!". Desta forma encerra-se o ciclo fundindo o percurso biográfico e político de Luísa Basto.