Partido Comunista Português
Solidariedade com a Palestina
Sábado, 01 Junho 2002

O Grupo Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (GUE /NGL), o qual os deputados do PCP ao PE integram, mobilizou-se desde o primeiro momento para a activa e firme solidariedade para com o povo palestiniano, vitima da agressão do governo e exército israelita.

O Grupo GUE /NGL condenou os massacres perpetrados pelo exército israelita, as centenas e centenas de prisões efectuadas, a destruição de inúmeras infra-estruturas básicas, a tentativa de destruição da Autoridade Nacional Palestiniana e das bases de um futuro Estado da Palestina.

O Grupo GUE / NGL, através da acção dos seus deputados participou em diferentes delegações que se deslocaram à Palestina, realizou audições nas instalações do Parlamento Europeu e agendou em sessão plenária o debate da gravíssima situação do povo palestiniano, tendo uma das resoluções aprovadas apontado para a necessidade da suspensão do acordo de associação UE / Israel, medida que o Conselho não aprovou.

Será de salientar a inadmissível postura, passiva e alinhada com os EUA, assumida pela UE, dando de facto cobertura às acções criminosas do governo israelita.

A activa e firme solidariedade para com o povo palestiniano, por um Estado palestiniano com capital em Jerusalém Leste e pela aplicação das resoluções da ONU é uma das prioridades da acção dos deputados do PCP ao PE.