Partido Comunista Português
Novas ameaças de desemprego dos trabalhadores da Yazaki Saltano - Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 27 Março 2007

A multinacional japonesa Yazaki Saltano, que ainda tem fábricas em Portugal -  Ovar e Vila Nova de Gaia - e emprega cerca de 1700 trabalhadores dos 7000 que já empregou, está a pressionar centenas de trabalhadores da unidade de Vila Nova de Gaia  a transferirem-se para Ovar, depois de ter feito o contrário com trabalhadores de Ovar. Esta posição inadmissível visa, na prática, pressionar os trabalhadores ao despedimento.

Ora, como o grupo Yazaki Saltano recebeu apoios comunitários vultuosos, solicito à Comissão o seguinte:

1. Que apoios financeiros comunitários foram recebidos pela Yazaki Saltano noutros países da União Europeia ou países candidatos à adesão?

2. Que medidas estão a ser tomadas para travar esta estratégia da Yazaki Saltano de pressão dos trabalhadores visando a continuação da redução drástica do emprego em Portugal?

Resposta