Partido Comunista Português
Situação no Médio-Oriente
Intervenção de Ilda Figueiredo
Quarta, 13 Outubro 2004

É inadmissível a situação que se vive no Médio Oriente, com particular destaque para a extrema gravidade da Palestina, onde o Governo de Sharon está a cometer os mais graves crimes contra o povo Palestino.

Não pode continuar impune esta arrogância provocatória de Israel e o terrorismo de estado do seu Governo, que tem contado com o apoio sistemático da Administração Bush, e que está a matar diariamente pessoas idosas, mulheres e crianças, a exemplo do que igualmente acontece com as forças de ocupação no Iraque.

A União Europeia não pode continuar com uma posição débil. É tempo do Conselho Europeu tomar medidas enérgicas, pôr em prática a deliberação do Parlamento Europeu, suspender o Acordo de Associação com Israel e exigir o cumprimento das decisões da ONU.

Não se pode admitir esta arrogância provocatória de Sharon e do seu governo que conta com o apoio da Administração Bush que vetou um projecto de resolução condenando as práticas terroristas de Israel, enquanto as populações lutam pelo seu direito à liberdade e dignidade.

O povo Palestiniano, tal como o povo do Iraque, têm direito a um Estado, a decidir dos seus destinos e a viver em paz.