|
O
quarteto do contrabaixista Matt Pavolka tem vindo a revelar-se um dos
grupos mais interessantes e originais na área do novo jazz
nova-iorquino, tendo integrado, conjunturalmente, alguns dos mais
notáveis jovens músicos ligados a este movimento, como
Darren Beckett, Mark Ferber, Jochen Rueckert, Dan Raiser, Bill
McHenry, Rob Stillman, Sam Sadigursky, Chris Cheek e Jacob Sacks.
Actualmente, para
além do próprio Pavolka, o quarteto é
constituído por Ben Monder (guitarra), Pete Rende (piano) e
Ted Poor (bateria).
Matt
Pavolka fez a sua
formação musical e jazzística ao lado de nomes
importantes do jazz actual, como Kurt Rosenwinkel, Seamus Blake, Jeff
Ballard ou Mark Turner, entre outros. Durante a última década,
ele tem sido uma força vital na cena nova-iorquina do jazz e
da música criativa, tendo já tocado com músicos
como Magali Souriou, Elysian Fields, Guillermo Klein, Tony Malaby,
Matt Renzi, Josh Roseman, o guitarrista português André
Fernandes ou grandes mestres como o saxofonista Lee Konitz,
integrando ainda outros grupos em ascensão, como os House of
Illusion, a Ryan Scott Orchestra ou o Newsreel de Ohad Talmor. Matt
Pavolka tem realizado digressões pela Europa e pelo Japão,
gravando recentemente o seu primeiro álbum para a editora
independente portuguesa Tone of a Pitch. Radicado em Nova Iorque
desde 1994, Pavolka é natural de Bloomington, Indiana, sendo o
seu primeiro instrumento o trombone, com o qual, aliás, ganhou
uma bolsa de estudo para o famoso Berklee College of Music (Boston),
tendo ali mudado de instrumento para o contrabaixo, no qual se
formou, alcançando elevada classificação e ainda
o Prémio Charles Mingus pelo seu trabalho como compositor.
Ben
Monder é,
certamente, o mais conhecido e experiente membro do quarteto de
Pavolka, com uma carreira já notável em vários
contextos do jazz moderno. Radicado em Nova Iorque há duas
décadas, Monder estudou música na Universidade de Miami
e no Queens College. Entre os grupos mais destacados nos quais já
tocou, contam-se os de Jack McDuff, Marc Johnson, George Garzone ou
Tim Berne, tendo também colaborado com a Carnegie Hall Jazz
Orchestra, o Large Ensemble de Kenny Wheeler ou o grupo Los Guachos
de Guillermo Klein. Hoje em dia, Ben Monder é membro regular
da Orquestra de Maria Schneider, do Novo Noneto de Lee Konitz e da
Electric Bebop Band de Paul Motian.
Pete
Rende nasceu em
1972, em Lone Jack, Missouri e (como faz questão de afirmar)
cresceu numa pequena quinta, rodeado de galinhas e vacas, plantações
de milho e feijão. O céu enorme e os campos sem fim do
Missouri acompanharam-no na sua descoberta do piano (aos 6 anos de
idade) tendo-se o estudo do instrumento tornado um hábito, até
que veio para a grande cidade - para o Berklee College de Boston -
onde prosseguiu os estudos, radicando-se mais tarde em Brooklyn (Nova
Iorque) e ali tendo encontrado vários companheiros com os
quais se desenvolveu musicalmente, instrumentistas como Chris Cheek,
Bill McHenry, Rebecca Martin, Jen Chapin, Chiara Civello, Matt
Garrison, John Ellis, Mark Turner e muitos outros. Trabalha
actualmente na concepção do seu primeiro álbum.
Ted
Poor nasceu e
cresceu nos arredores de Rochester (Nova Iorque) e frequentou a
Eastman School of Music entre 1999 e 2003, onde estudou bateria com
Rich Thompson e percussão com John Beck. Transferindo-se para
a cidade de Nova Iorque em 2003, rapidamente se integrou na
movimentada cena jazzística e da música improvisada,
tocando com o quarteto de Ben Monder, o trio de Cuong Vu, o quarteto
de David Berkman ou o quarteto de Jerome Sabbagh. Mais recentemente,
colaborou em gravações e actuações
públicas nos grupos de Chris Potter, Bill Frisell, Maria
Schneider, Kermit Driscoll, Marc Ducret, Rich Perry, Wycliffe Gordon
ou Joe Locke, tendo realizado várias digressões como
líder e sideman
pelos EUA, Europa e Japão. O último trio que Ted Poor
dirigiu teve a colaboração de Ralph Alessi e Ben
Monder, sendo ainda co-fundador do Brooklyn Jazz Underground,
simultaneamente um grupo musical e uma cooperativa de músicos
dedicados à prática da música improvisada.
|