O País na Festa
organizacoes.jpg

 

 

Percorrer os espaços das Organizações Regionais do PCP na Festa do Avante! é ficar a par da cultura, das tradições e modos de vida, do artesanato, dos vinhos e da gastronomia locais, em destaque nos bares, restaurantes, bancas e stands presentes. Mas é, com redobrada pertinência, uma oportunidade para tomar contacto com a intensa e quotidiana actividade do Partido em torno dos interesses dos trabalhadores e do povo.


Em Coimbra, durante o ano de 2008, a acção do PCP tem elevado a bandeira da luta. Nesta edição da Festa do Avante!, lá estará o mais relevante da actividade dos comunistas no distrito, com destaque para os problemas em torno do sector ferroviário e para as propostas do PCP neste âmbito.

Os problemas sociais nos distritos de Castelo Branco e Guarda, bem como as lutas ali desenvolvidas e as razões que sustentam a exigência de uma política alternativa, ocupam parte do espaço, onde os visitantes poderão ainda desfrutar da música tradicional com as trovas da Beira.

De festa e luta também se faz o espaço de Bragança, no qual se podem encontrar as propostas do Partido para o distrito e conhecer melhor as suas raízes culturais através da exposição sobre o património etnográfico do Planalto Mirandês – com textos escritos naquele dialecto –, ou dançar ao som dos pauliteiros de Miranda do Douro ou dos gaiteiros transmontanos.

Convívio e festa rija, também há em Viana do Castelo, onde os grupos de bombos e o folclore minhoto animam um espaço que sublinha as lutas sociais no distrito e a intervenção dos deputados do PCP, quer na Assembleia da República, quer no Parlamento Europeu, a respeito dos problemas sentidos na região.

Na Festa do Avante!, do Minho ao Algarve é um pulo. Na região mais a Sul de Portugal continental, a precariedade persiste assumindo-se como um dos mais gritantes flagelos sociais. O PCP dedica-lhe especial atenção no seu trabalho, da mesma forma que o faz em defesa dos interesses da região e das populações locais honrando os compromissos firmados e assumindo-se como a força motriz da luta.

Na primeira linha de combate contra a exploração, sempre estiveram e mantêm-se os comunistas. Tal é evidente no distrito de Leiria, que recorda que as lutas pelas 8 horas de trabalho, por melhores salários, contra a fome e o desemprego, a democracia e a liberdade conservam aguda actualidade.

Já no Porto, as exposições políticas concentram atenção no desenvolvimento da luta de massas no distrito, no reforço das organizações partidárias locais, condição essencial para intervir mais e melhor, e na homenagem a Virgínia Moura, exemplo de militância comunista e dedicação ao ideal da liberdade e da justiça. Tempo, ainda, para uma sessão de homenagem a Salvador Allende evocando os 100 anos do seu nascimento.

Reforçar em ano de Congresso

Em ano de Congresso do PCP, a reunião magna dos comunistas vai estar em destaque em todas as organizações presentes na Festa do Avante!.

A organização de Setúbal dedica- -lhe parte da sua exposição política, mas em primeiro plano vão estar também a violenta ofensiva do Governo contra os direitos dos trabalhadores e a sua luta e resistência, a par das populações, às políticas de direita após 34 anos do 25 de Abril.

As propostas do PCP para o desenvolvimento da região e o reforço do Partido também merecem destaque. No Alentejo, o XVIII Congresso do PCP será igualmente abordado na exposição política, entre as quais se sublinham ainda temas como a organização e intervenção partidária; os problemas mais sentidos na região, como o emprego, a saúde, a educação, o desenvolvimento regional, a regionalização e as características e potencialidades do Alentejo. A animação vai estar a cargo da poesia popular e do canto alentejano , num espaço que reserva tempo para homenagear Manuel da Fonseca, alentejano, militante comunista, escritor poeta e contador de histórias.


Em Aveiro, o destaque vai para a VII Assembleia da Organização, realizada recentemente, para o reforço do partido e para a preparação do XVIII Congresso, num quadro de recrudescimento da luta dos trabalhadores, dos agricultores e dos pescadores no distrito. Intensificar a luta

Distrito em luta, igualmente, Lisboa dedica este ano na Festa do Avante! espaço à intensa actividade partidária, a qual, a par das múltiplas lutas e acções de protesto, indica o intensificar da luta para a ruptura com as políticas de direita.

Ruptura que se exige e reforça em Santarém, cujo stand adopta o lema «Crescer e avançar com os trabalhadores e o povo do distrito» e mostra o reforço da intervenção e organização dos trabalhadores nos locais de trabalho, conforme as conclusões da VII Assembleia da ORS.

Em Viseu, o 50.º aniversário da publicação de «Quando os lobos uivam», de Aquilino Ribeiro, vai ser assinalado. Sublinhado, ainda para as lutas de professores, mineiros e populações em defesa dos serviços públicos, dos serviços de urgência, e pela manutenção das escolas do 1.º ciclo.

Quanto às ilhas, nos Açores os temas que dominam são as eleições regionais de Outubro, o desenvolvimento económico e social e o combate à pobreza e exclusão social, enquanto na Madeira a denúncia dos atentados aos ecossistemas e à biodiversidade cometidos por uma política errada imposta na região autónoma marcam a exposição política.

Em Braga, os visitantes da Festa podem ficar a conhecer a situação social no distrito – com particular ênfase para os têxteis no Vale do Ave –, participar na homenagem a Lino Lima e prepararem-se para o XVIII Congresso do PCP, cujo lema é «Por Abril, pelo Socialismo, um Partido mais forte».

No espaço de Vila Real de Trás-os-Montes serão abordados os temas relativos à defesa da Região Demarcada do Douro e dos interesses de mais de 35 mil viticultores que estão ameaçados pela política dos sucessivos governos de direita que têm favorecido as multinacionais do Vinho do Porto, bem como a defesa do património ambiental das gentes serranas.

 

Restaurantes

A Tasca do Ribatejo
Sopa de pedra, sopa de peixe, bifanas, tigeladas de Abrantes, pão de ló de Rio Maior, bolos regionais de Torres Novas. Vinho a copo.

 

Restaurante de Coimbra
Porco assado no espeto, chanfana, rancho à moda da Bairrada.

 

Restaurante «Arroz de Tamboril» – Setúbal
Arroz de tamboril (refeição completa).

 

Restaurante Arroz de Polvo – Setúbal
Arroz de polvo (refeição completa), salada de polvo.

 

Restaurante «Massada de Peixe» – Almada
Massada de peixe (refeição completa).

 

Restaurante «Choco Frito» – Setúbal
Pratos de choco frito com batata frita, sandes de choco

frito.

Hamburgaria do Barreiro
Hamburgueres, cachorros e bebidas várias.

 

Restaurante Marisqueira de Sesimbra
Camarão, lagosta, sapateira, caldo de camarão, outros mariscos.

 

Churrasqueira da Moita
Piano com arroz, fevras na brasa, sopa.

 

Cozinha Regional de Bragança
Posta mirandesa, feijoada à transmontana, alheira especial da Terra Fria, caldo verde, pão de trigo e de centeio de Mirandela, azeitonas de Freixo de Espada à Cinta. Vinhos da região.

 

Posta Mirandesa Bragança
Posta Mirandesa. Vinhos da região.

 

Marisqueira do Algarve
Camarão, perceves, sapateira, ostras, búzios.

 

Restaurante do Algarve
Arroz de marisco. Vinho da região.

 

Marisqueira de Lisboa
Arroz de marisco, camarão, sapateira, caldo de marisco, burrié, perceves, imperial.

 

Churrasqueira - Lisboa
Frango assado, espetadas na brasa, batata frita e salada. Menú especial.

 

Hamburgaria de Lisboa
Hamburgueres e cachorros, imperial.

 

Pizzaria de Lisboa
Pizzas várias e folhados.

 

Cervejaria de Lisboa
Pregos, bifinho na chapa, bitoque, picapau oriental, salgados variados.

 

Restaurante de Aveiro
Leitão assado à Bairrada e feijoada de leitão (refeição completa).Vinhos da Região: tinto e branco; espumante castiço, meio seco e bruto.

 

Restaurante «Tentações da Carne» Braga
Migas de bacalhau, postas de novilho grelhadas com feijão preto e batatas a murro, arroz malandro de feijão vermelho com costelinhas ou barriguinhas grelhadas. Vinhos verdes, branco e tinto de qualidade.

 

Taberna Regional das Beiras Guarda e Castelo Branco
Sopa Beirã. Maranhos, feijoada, bacalhau à Assis. Vinhos da região.

 

Restaurante de Gondomar
Sopa de nabos de Gondomar, orelheira com feijão. Vinhos regionais

 

Restaurante de Matosinhos
Sardinha assada de Matosinhos, sardinha em conserva tradicional. Vinhos regionais.

 

Restaurante de Vale do Sousa e Baixo Tâmega
Sopa de legumes, caldo verde, petiscos, chouriço assado na brasa, enchidos e fumados do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. Vinhos regionais.

 

Restaurante da Maia
Bifanas, bolinhos de bacalhau da Maia, bacalhau frito à Maia. Vinhos regionais.

 

Restaurante de Santo Tirso e Trofa
Rojões e arroz de cabidela de frango. Vinhos regionais.

 

Restaurante do Porto
Tripas à moda do Porto, bifanas, sopas, vinhos regionais.

 

Restaurante de Valongo
Sopa à Mineiro, panados com arroz de feijão, bifanas, sandes de presunto e salpicão.

 

Restaurante de V. Real
Feijoada à Transmontana, Vitela dos lameiros do Barroso na brasa, canelos fumados, caldo de cebola.

 

Restaurante do Litoral Alentejano
Arroz à pescador, caldeirada à moda de Sines. Vinhos regionais.

 

Restaurante de Évora
Ensopado de borrego, cozido de grão à alentejana. Vinhos regionais.

 

Restaurante de Beja
Ensopado de borrego, carne de porco à alentejana. Vinhos regionais. Pão e fruta da região.

 

Restaurante de Portalegre
Ensopado de borrego, febras à norte alentejano.

 

Restaurante dos Açores
Morcela com ananás, polvo à açoreana, bifes da Albacora, bifanas.

 

Restaurante da Madeira
Espetada regional, bife de atum, bolo do caco (pão tradicional), cachorro quente no bolo do caco, sopa de trigo, caldo de romaria, carne de vinho com alhos, filete de espada e doses de milho frito, pudim de maracujá.

 

Adega de Viana do Castelo
Rojões à moda do Minho com arroz seco e salada, pataniscas ou bacalhau frito com arroz malandro de feijão vermelho, arroz de sarrabulho, caldo verde. Doces regionais: pão de ló, sidónios do Zé Natário; doces de romaria de Ponte da Barca. Vinhos verdes da região.

 

Restaurante «O Malhadinhas» Viseu
Vitela assada no forno, naco de vitela Arouquesa da Serra do Montemuro assada na brasa, com batata cozida.

 

Bares

Bar de Aveiro
Sandes de leitão, pratinhos de feijoada de leitão, rojões e pipis, sopa. Vinhos: Espumante Castiço e vinhos maduros da Bairrada.

 

Doçaria de Aveiro
Pão de ló de Arouca e de Ovar, pastéis de Águeda, morcelas e castanhas doces de Arouca e ovos moles.

 

Petiscos da Lezíria Vila Franca de Xira
Sopas variadas, pipis, caracóis, pão com chouriço, pratinhos de dobrada e de frango assado.

 

Tasca do Leitão
Leitão em sandes (embalagem), sopa regional. Bebidas várias.

 

Bar do Café Concerto de Lisboa
Sangria, cerveja, moscatel, mujito, daikiri, cuba libre, caipirinha, caipiroska, whisky velho e novo, vodka, tapas, tosta mista de queijo e chouriço, picapau, sandes de carne assada, pratinhos de «paella sevilhana» tudo servido com muita música...

 

Bar da Solidariedade
Bifanas no pão, caldo verde, cachorros, salada de polvo petiscos variados, bebidas várias. Servem-se pequenos almoços.

 

Pastelaria de Lisboa
Pastéis de nata (fabrico ao momento), pastéis de feijão, queijadas, fofos, pão de ló, croissant misto ou simples, pastelatia variada.

 

Ginjinha de Lisboa
Ginjinha (do Largo de S. Domingos), eduardinho.

 

SóFrutas – Lisboa
Salada de frutas, batidos de fruta, sumo de laranja natural, mousse de fruta, sumos concentrados (ananás, pêssego e manga), fruta ao quilo e à peça.

 

Bar do Lago – Cascais
Pratinhos de pipis, pratinhos de dobrada com feijão branco, sopa de feijão com hortaliça, bifanas, cachorros, sandes de ovo com chourição, sandes de queijo e de chourição, bebidas diversas. Servem-se pequenos almoços.

 

Sopas e Saladas Lisboa
Sopa: legumes, feijão com hortaliça, grão com espinafres, de peixe e canja. Saladas: feijão frade com atum, ananás e queijo, camarão com macedónia, massa tricolor, tomate fiambre e cogumelos e outras boas saladas

 

Taverna Regional Alcochete
Sopa alcochetana, picadinho de carne, bifana, sandes, pastéis de bacalhau, fogaças, vinho abafado, sangria.

 

Tasca do Porco Montijo
Entremeada, bifanas, sandes, torresmos soltos, sopa caramela.

 

Bar do Choco Frito Setúbal
Choco frito, bebidas várias.

 

Bar dos Lombinhos Palmela
Lombinhos, sopa caramela.

 

Leitaria – Barreiro
Pequenos almoços, leite e café, sumos, sandes variadas, bifana, cachorro, tortas de Azeitão.

 

Pavilhão do Moscatel Palmela
Moscatel de Palmela, vinhos regionais, tortas de Azeitão, fogaças.

 

Faísca Bar (Célula da AutoEuropa, Palmela)
Bebidas diversas, salgados variados e chouriços assados.

 

Cocktail Bar – Algarve
Caipirinhas variadas.

 

Tasquinha Algarvia
Salada de polvo, salada de barriga de atum, estupeta de atum, biqueirão em azeite, salada de ovas, peixe frito com molho crú e carapau alimado, bifana no pão.

 

Doçaria Algarvia
Doce de amêndoa, dom Rodrigo, doces de figo, bolo de alfarroba, estrela de figo, queijos de figo e amêndoa, aguardentes e licores regionais (figo e alfarroba).

 

Snack-Bar da Marinha Grande
Grelhada entremeada, sopa de legumes, bifanas, morcela, frango assado, bebidas várias.

 

Snack-Bar das Caldas da Rainha
Sopa de peixe, sopa de legumes, caldo verde, sopa do vidreiro, pastéis de bacalhau, rissóis, sandes diversas, pratinhos de polvo, orelha de porco e moelas. Bebidas várias.

 

Kakus Bar – Leiria
Cocktails variados, cuba livre caipirinhas e mojitos.

 

Espaço da Ginja
Ginja de Alcobaça e Óbidos.

 

Bar Pioneiral
Gomas, sumos e as saborosas baguetes de atum mistas e vegetarianas.

 

Bar da Sardinha Assada – Peniche
Sardinha assada na brasa. Bebidas várias.

 

Forno do Pão – Leiria
Pão quente com chouriço.

 

Tasquinha do Ribatejo Santarém
Sopa da pedra, sopa de peixe, bifanas, tijeladas de Abrantes, pão de ló de Rio Maior, bolos de cabeça, broas, abafado e arrepiados de amêndoa de Torres Novas.

 

Tasca Regional Madeirense
Poncha regional, bebidas várias, vinho da Madeira (doce e seco), bolos e broa de mel, rebuçados de funcho e eucalipto, «Nikita» e «Pé de cabra» (Bebidas tradicionais de Câmara de Lobos).

 

Bar dos Petiscos – Santiago do Cacém
Carne do alguidar, enguias fritas, bebidas várias.

 

Doçaria Regional – Alcácer do Sal
Açorda de bacalhau, camarão do rio, pipis e iscas, mel, pinhoadas e doce de amêndoa.

 

Petiscos do Mar – (Litoral Alentejano)
Salada de polvo, raia frita, sardinha de escabeche, salada de ovas, pitéu de pata rocha e salada de bacalhau, bebidas diversas.

 

Leitaria de Grândola
Bolo das Rosas.

 

Bar de Beja
Carne frita do alguidar, bifanas, feijoada, carne frita com pimentão, cachola frita, queijinhos, vinhos do distrito.

 

Bar de Évora
Sopa de cação, canja de galinha do campo, carne do alguidar, bifanas de Vendas Novas, queijos de ovelha.Vinhos regionais.

 

Bar de Portalegre
Bifanas, febrinhas da matança, carne de vinagrete, azeitonas, pimentos fritos, torresmos de rissól, açorda à alentejana, queijos, enchidos e bolos regionais. Vinhos da região.

 

Stand Venda Produtos Regionais – Portalegre
Enchidos e queijos da região, azeite, pão, bolos secos, bolo finto.

 

Adega de Évora
Enchidos de Estremoz, queijo de Borba, sopa de cação, sopa de tomate, pezinhos de porco de coentrada, torresmos do rissól, pão do baldio, migas de espargos com carne do alguidar, perninhas de rã em molho de tomate, iscas de porco, pataniscas de bacalhau, toucinho salgado, pimentos assados, paio de porco preto. Vinhos regionais.

 

Adega Regional Viana do Castelo
Broa de milho, salpicão, chouriço caseiro, lombo fumado, chouriço, sanguinha cozida. Doces regionais: pão de ló, sidónios do Zé Natário, doces de romaria de Ponte da Barca, roscas de Monção, sidónios de Viana do Castelo. Vinho verde e bagaço em garrafa.

 

Taberna Beirã – Viseu
Nacos de vitela Arouquesa da Serra do Montemuro assados na Brás e no forno, bacalhau desfeito à mão, sandes à lavrador, bifanas, petiscos diversos, enchidos e carnes curadas, chouriça de carne, salpicão, morcela de sangue, bola de carne em vinha d´alhos, bola de bacalhau, presunto de Lamego, queijo da Serra de Penalva do Castelo. Pequeno almoço especial – o dia seguinte; doces: pão de azeite da Lapa, mel, viriatos, bolo podre.

 

Snack Bar – Castelo Branco e Guarda
Chouriço assado, entremeada, febras, sopa serrana, bacalhau à Assis, lombo de porco assado, pernas de frango assado, maranhos, salsichas e sandes variadas. Venda de produtos regionais: Presunto, enchidos, queijos, alhos, cebolas, broa de centeio, azeitonas, mel e fruta.

 

O Cantinho das Frigideiras de Braga
Frigideiras de Braga – massa folhada com carne, vinhos verdes, branco e tinto de qualidade.

 

O Tasco do Camilo Braga
Caldo verde, pataniscas de bacalhau, pratinhos com chouriço/salpicão/presunto com broa de milho e azeitonas, bifanas, bacalhau frito, espetadas, frango assado, barriguinhas. Vinho verde branco e vinho loureiro.

 

Doçaria de Braga
Bolinhol de Vizela, clarinhas de Fão, casadinhos, toucinhodo- céu, charutos, doce branco, condes de Barcelos, barcas do Cávado. Vinhos verdes, branco e tinto e vinho loureiro.

 

Bar doDouro – Vila Real
Cristas de galo, cavacórios, moscatel de Favaios, vinho tratado, produtos regionais, Vinhos reserva do Douro e aguardentes da região.

 

Bar de Vila N. de Gaia
Bifanas, cachorros, caldo verde, pataniscas, sandes de presunto, salgadinhos, broa de Avintes e vinho do Porto.

 

Bar dos Sectores Profissionais – Porto
Bifanas e sangria.

 

Bar do Laranjal Barreiro
Sandes de carne assada, sandes diversas, ovos cozidos, bebidas variadas, moscatel de Setúbal.

 

Bar da Medideira Sesimbra
Caldo verde, sopa de feijão, bifanas e salgadinhos.

 

Esplanada da Quinta
Bifanas, pataniscas, caldo verde, sangria, coktail’s vários, Cuba Livre, vodka com laranja, refrigerantes.

 

Bar da Várzea Barreiro
Sopa, bifana, cachorros, sandes diversas e arroz doce.

 

Bar Palco 25 de Abril Barreiro
Sandes de carne assada, sandes de atum, cachorros, torresmos, bifanas, bebidas variadas.

 

Bares Vegetarianos da JCP
Strogonoff de soja, jardineira de couve de Bruxelas, saladas, sandes vegetarianas, sumos naturais (laranja, limão, cenoura), almofadinhas de alho francês, tartes, rissóis de soja.

 

Café da Amizade
Cocktails especiais feitos no momento. Serviço de bar variado, Café em chávena de porcelana, imperial, sumos.

 

Bar da Emigração
Sopa, febra no pão, bifana, crepes simples e com doce, salsicha alemã grelhada, farturas, sangria, champanhe (França).

 

Bar da Imigração
Sopa eslava «borch», moamba, cachupa rica, pastéis de milho, chouriço assado em aguardente de cana; pão preto com pickles e vodka, doce coco para cuca, coktailes variados.

 

Bar da Igualdade – Espaço Mulher
Salgados, bebidas frescas, café, chás diversos. Sopa à moda da Atalaia, bifanas, arroz com feijão acompanha piano e pataniscas.

 

Bar do Desporto
Bifanas e sandes diversas, sopas, bebidas.

 

Bares da Cidade da Juventude Bar Multiusos
Francesinhas, cachorros quentes com molho de francesinha, refrigerantes, cerveja, bebidas várias.

 

Bar Sumos & Frutas
Sumos naturais, batidos e fruta fresca, saladas de fruta.

 

Espaço Internacional

Restaurantes

Angola: MPLA
Pratos, bebidas e doçaria típicos de Angola.

 

Brasil: PT Brasil
Feijoada à brasileira. Espetinho e caipirinha.

 

Cabo Verde: PAICV
Cachupa; bife de atum; doçaria tradicional, grogue, ponche.

 

China: PC China
Porco Agri-doce; Frango Aromático; Crepes de Camarão; Sopa de milho e ovo; Arroz Chao Chao.

 

Cuba: PC Cuba
Costeletas de porco tropical; Frango à Habanera.

 

Espanha: Bloco Nacionalista Galego
Sardinhas, Xurelo, navalhas de Fisterra, Vinho Galego, aguardentes e licores tradicionais.

 

Espanha: PC Catalunha
Chouriços «Al Diablo»; Tortilla de batata; Butifarras a la brasa; Creme catalão; Vinho Catalão, Sangria, Cava.

 

Itália: Partido dos Comunistas Italianos
Spaghetti; Mortadella; Porchetta; Parmigiano; Vinhos italianos; Café e Cappuccino italianos; Grappa italiana.

 

Moçambique: FRELIMO
Frango à Zambeziana; Caril de galinha; Caril de camarão; Matapa com arroz branco; Caril de Amendoim com arroz branco; Caril de Cabrito; Chamussas; Badgías; Maçaroca assada e cozida.

 

Sahara Ocidental: Frente Polisário
Pratos e bebidas típicos

 

Timor-Leste: FRETILIN
Sassate (espetada de carne timorense); frango assado; arroz de katopa (com leite de coco e hortelã); arroz de primavera (com legumes); salada; fruta; sangria.

 

Bares

Brasil: Partido Comunista do Brasil
Espetadas, sandes de carne, caipirinha, caipifruta.

 

Chile: PC Chile
Empanadas; Vinho Chileno; Bebidas típicas chilenas.

 

Cuba: PC Cuba
Cuba livre; Mojito; Rum; Cocktail Avante!; Dayquiri.

 

Espanha: PCE
Sangria; Pinchos; Vinhos; Combinados.

 

Palestina: OLP
Shawarma; Falafel; Bebidas sem álcool.

 

Uruguai: Partido Comunista do Uruguai
Chorizo Uruguayo, Chivitos.

 

Colombia: PC Colombiano
Café colombiano.

 

Alemanha: A esquerda
Cerveja alemã.

 

Alemanha: Partido Comunista Alemão
Cerveja alemã, wafles, aguardente de fruta.

 

Bar da Associação de Amizade Portugal-Cuba
Cuba Livre; Mojito; Cocktail; Doçaria variada.

 

Espaço da Paz e da Solidariedade
Sopas; Prego no Pão; Bifanas de Porco no pão; Sandes de Carne Assada; Tostas Mistas; Mojitos, Cuba Livre, Caipirinha, Cerveja, Refrigerantes, Águas.

 

Associação Iúri Gagarine
Ração COCMOC, Pelmeni, vodka, gelatina de vodka.

 

Vinhos


Aveiro
Espumantes caves montanha (branco e tinto); vinho maduro Angelus caves aliança, vinho frisante castiço, caves central da Bairrada;

 

Açores
Vinho de Cheiro – «Cavaco» – tinto; Vinho das Terras de Lava – branco; Vinho Basalto – tinto; Vinhos Licorosos Lagido; Angélica.

 

Alentejo
Évora
DOC de Reguengos, Borba e Redondo – brancos e tintos; Reguengos; Reserva de Reguengos; Régia Colheita; Bom Juiz; Redondo; Quinta da Pinheira; Borba; Visconde de Borba; Montes Claros Reserva; Rótulo de Cortiça, Couteiro Mor (colheita seleccionada), Plansel (reserva), Monte da Panasqueira, Moiras, Grou, Cabeção, Monte do Pintor, Tapada de Coelheiras, Comenda.

 

Monforte:
Terras de Monforte (escolha) – tinto; Herdade do Perdigão (reserva) – tinto; Lima Myer - tinto;

 

Avis:
Abreu Calado – tinto.

 

Portalegre:
Adega Cooperativa (reserva) –tinto/branco; Tapada de Chaves – tinto; Muachos – tinto; Conventual (reserva) - tinto/branco; Dom Avillez – tinto; Altas Quintas – tinto; Sousel; Mouchão – tinto; Dom Rafael – tinto,Glória Reynolds, Campo Maior (reserva do comendador).

 

Beja:
Vidigueira;
Arte Velha; País da Uvas;
Ferreira do Alentejo; Herdade do Pinheiro;
Moura;
Santo; Jorge;
Baleizão; Paço do Conde; Selmes; Pousio;
Pias;
Encosta do Enxoé.

 

Litoral alentejano
Herdade da Barrosinha; Colheita Selecionada – Tinto; Visconde de Alcácer – tinto (reserva); Visconde de Alcácer Branco (reserva); Terras do Sado – tinto e branco; Pinheiro da Cruz – tinto.

 

Bragança (garrafeira especial de coleccionador)
Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta:
Montes Ermos – tinto; Montes Ermos – branco; Reserva VQPRD – tinto; Reserva VQPRD – branco.
Adega Cooperativa de Vila Flor:
Pinga do Lavrador - tinto; Pinga do Lavrador – branco; Fonte Romana - tinto (2003); Encosta da Vilariça – Tinto (2001); Moscatel.
Casal Valle Pradinhos:
Porta Velha - tinto (2002); Valle Pradinhos - tinto (2001); Valle Pradinhos - branco (2004). Sociedade Clemente Meneres: Romeu- tinto (2000); Julieta – branco.
Engarrafador particular Vila Flor:
Quinta da Peça – tinto; Quinta da Peça – branco.
Engarrafador particular Carrazeda de Ansiães:
Grambeira – tinto; Grambeira – branco.

 

Castelo Branco e Guarda Fundão:
Praça Velha - DOC (reserva); Fundanus Prestige DOC.
Covilhã:
Colheita do Sócio Superior (2001); Piornos (reserva 2003/2004).
Foz Côa:
Gravuras do Côa V.Q.P.R.D.
Figueira de Castelo Rodrigo:
Convento de Aguiar DOC - branco.
Mêda:
Turcularium (reserva 1999).
Pinhel :
Varanda do Castelo DOC (2003)
Vila Nova de Tazem:
Pedra d’Orca (2001) DOC;
Freixo de Numão:
Castelo Velho Reserva V.Q.P.R.D.

 

Coimbra
Adega Cooperativa de Souselas:
Vinho tinto de reserva «Frei Telo» – Bairrada (2001); Vinho tinto de reserva «Porta Férrea» – Bairrada (2001); Vinho branco de reserva «Adega Cooperativa de Souselas» – Bairrada (2004); Vinho tinto de reserva «Almalaguês» – Vinho Regional Beiras.
Adega Cooperativa de Cantanhede:
Vinho Rosé Dry Wine «Marquês de Marialva» (2004); Espumante «Marquês de Marialva» (reserva – bruto branco); Espumante «Marquês de Marialva» (reserva - tinto bruto); Espumante «Marquês de Marialva» (reserva - Rosé m/seco); Espumante «Chão do Conde» (reserva – meio seco); Vinho tinto Regional «Cantanhede»; Vinho tinto DOC «Marquês de Marialva» Cinquentenário Grande Escolha (2003); Vinho tinto DOC «Marquês de Marialva» (reserva 2003); Vinho branco DOC «Marquês de Marialva» (2004).
Adega Cooperativa de Nogueira do Cravo:
Vinho tinto «Senhor das Almas» DOC – Dão 2004; Vinho branco «Senhor das Almas» DOC – Dão 2005; Vinho tinto «Estrada Real» Regional Beiras 2001; Vinho Branco «Estrada Real» Regional Beiras 2003.

 

Porto
Vinho Verde Adega Cooperativa de Amarante e Felgueiras (tinto e branco);
Adega Cooperativa de Santo Tirso (vinho verde e vinho do Porto – reserva),
Vinho do Porto com o logo da Festa do Avante!

 

Santarém
Adega Cooperativa de Almeirim:
Varandas (tinto e reserva); Portas do Tejo (tinto); Marachas Tália (branco); Marachas Trincadeira das Pratas; Marachas Tinta Roriz (tinto); Obelisco Frisante (branco e rosé).
Talhão – Almeirim:
Forma de Arte (talhão tinto); Paço de Aviz (clássico tinto); Paço de Aviz (prestige tinto); Paço de Aviz (cabernet sauvignon tinto); Paço de Aviz (Fernão Pires branco).
Companhia das Lezírias – Benavente:
Companhia das Lezírias (tinto e branco); Catapereiro (tinto e branco):
Benfica do Ribatejo:
Casal Branco (Falcoaria tinto e branco); Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo (Prova Real tinto e branco).
Adega Cooperativa do Cartaxo:
Bridão (tinto); Bridão (reserva 2003); Coudel Mor (tinto); Coudel Mor (reserva 2003); Melius Frisante (branco).
Rio Maior:
Cabeça de Toiro (reserva tinto); Quinta S. João Batista (tinto); Serradayres (tinto e reserva).
Tomar:
Quinta do Cavalinho (tinto); Solar dos Loendros (tinto); Solar dos Leandros (branco); Solar dos Loendros (Cabernet Sauvignon tinto); Solar dos Loendros (chardonnay branco).
Torres Novas:
Casaleiro (tinto e reserva). Tramagal: Casal da Coelheira (tinto e reserva).

 

Leiria
Companhia Agrícola do Sanguinhal:
Cerejeiras Colheita Seleccionada (2002 rosé); Cerejeiras Regional (tinto 2004); Quinta de S. Francisco (branco 2005); Quinta das Cerejeiras (reserva 2001); Quinta de S. Francisco (tinto 2003); Sanguinhal - Aragonez (2003 tinto); Sanguinhal (cabernet sauvignon 2001)

 

Lisboa
Adega cooperativa de Merceana:
Cerca do Rei; Castelão; Casa da Rainha; Merciano (tinto e branco); Fernão Pires (branco); Casa Del Rei (branco); Cunca Leve.
Adega cooperativa da Labrugeira:
Visconde de Chanceleiros (tinto); Tinta Roriz 2001; Syrah 2004; Nevão Leve (branco) Condado de Alenquer (tinto); Vale Riachos (branco) Syrah +TR
Quinta Margem d’Arada:
Tinta Roriz; Syrah 2003; Alicante Bouché 2003; D’Arada Fernão Pires
Quinta Val d’Olhalvo:
Quinta Val d’Olhalvo Tinto Alenquer DOC 2000; Quinta Val d’Olhalvo Regional Estremadura, Casa Santo (branco); Quinta Val d’Olhalvo Castelão Alenquer (tinto 2003).
Quinta da Cortezia:
Vinho Conchas (tinto e branco).
Parreivinhos:
Parreivinhos (tinto).
Quinta do Carneiro:
Quinta do Carneiro DOC (2003 tinto); Vinhas do Carneiro Regional (tinto 2003); Vinhas do Carneiro Regional (branco 2004); Quinta do Carneiro (tinto 2001); Castas do Carneiro C+TR; Castas do Carneiro TR+T.
Quinta do Bairro:
Alão DOC (tinto); Adega Cooperativa: Aveiras (branco); Aguieira (regional tinto); Aguieira (regional branco leve); Confraria (branco moscatel); Confraria (seleccionado tinto).
Adega Cooperativa do Sobral:
Montagreste (tinto e branco); Aguardente.
Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos:
Comenda S. Tiago (tinto); Náutico (branco leve); Arruda (DOC tinto).
Quinta do Monte d’Oiro:
Vinha da Nora (2002 tinto); Monte d’Oiro (reserva 2003); Madrigal (2005); Clarete (2004).
Sociedade Agrícola Felix Rocha:
Aragonez (tinto); Merlot; Alicante Bouché, Fernão Pires.
Vinhos de Bucelas
Vinhos de Colares

 

Setúbal
Adega Cooperativa de Palmela:
Palmela (tinto Castelão/Periquita); Palmela (branco Fernão Pires).
Cooperativa Agrícola St.º Isidro de Pegões:
Fontanário de Pegões (tinto e branco – VQPRD); Vale da Judia (tinto).
José Maria da Fonseca:
BSE; Periquita Clássico.
Bacalhôa - Vinhos de Portugal:
JP Branco; Quinta da Bacalhôa; SIVIPA; SIVIPA (branco rosé e tinto); Veritas (tinto VQPRD).
Sociedade Agrícola de Pegos Claros:
Pegos Claros (reserva VQPRD tinto 1993); Pegos Claros (reserva VQPRD tinto 1995).
Venâncio da Costa Lima:
Serra do Louro (branco); Venâncio da Costa Lima Garrafeira 91 VQPRD (tinto).
Casa Ermelinda Freitas:
Terras do Pó; Dona Ermelinda; Quinta da Mimosa; Dom Freitas.
Quinta de Alcube:
Quinta de Alcube (reserva 2003 tinto).
Herdade do Castanheiro:
Hero de Castanheiro (tinto).

 

Viana do Castelo
Cooperativa de Ponte de Lima e Ponte da Barca
(Branco e Tinto).
Cooperativa de Ponte de Lima:
Loureiro.
Cooperativa de Ponte da Barca:
Loureiro; Vinhão; Terras da Nóbrega.
Adega Cooperativa de Monção:
Muralhas de Monção; Alvarinho DEU-LADEU.
Vila Real Adega Cooperativa de Alijó:
Planalto Velho Tinto; Bienal; Cancela Vela; Xisto Velho Grande Escolha; Moscatel - Medalha de Campeão.
Adega Cooperativa de Favaios:
Casa Velha DOC (tinto 2002); Foral da Vila DOC (tinto 2005); Moscatel Favaios; Favaíto; Favaios (1980); Favaios (1975).
Adega de Vila Real:
Cancelão (2001 VQPRD); Terras de Alleu (tinto); Cancellus (reserva 2000); Vila Real (Colheita 2002 VQPRD).

 

Viseu
Vinhos do Dão (tintos e brancos); Espumante da Murganheira, Terras do Demo e Sete Irmãos Unidos.
Adegas Cooperativa, Mangualde, Penalva do Castelo, Lamego, Nelas, Moimenta da Beira;
Vinhos de Quintas do Dão.
As melhores reservas da Região Demarcada do Dão. Provas permanentes de espumante Terras do Demo.

Madeira
Vinho Madeira de 5, 10 e 15 anos.

 

 

Artesanato

 

Alentejo: Peles de Grândola e de Portalegre; barros de Redondo, Reguengos, S. Pedro do Corval e Viana do Alentejo; artigos de madeira com pintura tradicional alentejana; artigos de tecido - alforge, talegos, almofadas e pegas; mantas de lã e de retalhos; tecidos em linho das terras de Mértola, Castro Verde; barros de Beringel; barros e cobres de Beja; barros de flor de rosa e de Niza, loiças pintadas de Santana da Serra (Ourique); molduras de madeira de Vila Verde de Ficalho; cestas de palhinha de Odivelas (Ferreira do Alentejo); cestaria e cadeiras de Moura e Barrancos; talegos feitos de trapos; artesanato de madeira, cortiça, barro, pele e chifre do norte Alentejano.

Algarve: Bolos regionais – licores variados, artesanato – empreitas de canas, bonecas de Martinlongo e barros de Aljezur.

Açores: Cerâmica da Lagoa, licores da Ribeira Grande, «Mulher de Capote», Angélica de S. Jorge, vinho de cheiro, chá da Gorreana, doçaria regional, Kima, Ananás, queijo de São Jorge.

Braga: Olaria de Barcelos; brinquedos de madeira de Vila Verde; cestos e chapéus de palha de Fafe; louça pintada à mão inspirada nos bordados dos lenços dos namorados; peças em barro dos Artesãos: Júlia Ramalho, Mistério, Rosalina e Carlos Baraça e Conceição Sapateira.

Bragança: Máscaras de madeira; instrumentos musicais de nogueira; sedas; lãs; linhos; queijo de Terrincho; azeite de Vila Flor; mel de rosmaninho e urze.

Coimbra: Louça de Condeixa, pipas de Ançã, artesanato em madeira, enchidos de Soure, doçaria conventual, salgadinhos.

Lisboa: Pavilhão do Coleccionador. Feira da Ladra: encontra-se de tudo a preços de ocasião.

Leiria: Stand do Vidro- produtos de vidro e cristalaria da Marinha Grande. E confecção no local de peças em vidro.

Madeira: Bolo de mel; broas de mel; rebuçados de funcho e de eucalipto; bolsas tradicionais; barrete de vilhão, brinquinhos e os pauzinhos da Poncha, leques tradicionais.

Porto: Filigranas de Gondomar; malhas e mantas de Vila do Conde; couros de Amarante; lousas de Valongo.

Santarém – Tigeladas de Abrantes, pão de ló de Rio Maior, bolos regionais de Torres Novas e abafado.

Setúbal – Olaria de Barro e azulejos pintados, bolos e licores tradicionais da região.

Viana do Castelo: Lenços garridos bordados; louça e grés de Viana; socas e chancas de Paredes de Coura; rocas e fusos de Arcos de Valdevez, latoaria de Vila de Punhe, espigueiros de Soajo, linho de Ponte da Barca, artesanato em madeira de Darque e Barroselas.

Viseu: Barro preto de Molelos; latoaria de Viseu; cestaria de Lafões; juncos e borel da Nave; bonecos de trapos; peças em miniatura de Montemuro.