Partido Comunista Português
Plano estrat?gico para as energias renov?veis (em sess?o de perguntas ao Governo)
Intervenção do Deputado Joaquim Matias
Sexta, 08 Junho 2001

Sr. Presidente,
Sr. Secretário de Estado,

Socorrendo-me do Relatório do Estado do Ambiente sobre a produção de energia, constato que, tendo vindo o consumo de energia a subir no nosso país 45%, de 1990 a 1998, temos ainda um baixo consumo per capita relativamente à União Europeia, pelo que é previsível a continuação da sua subida.

Por outro lado, a percentagem de energias renováveis neste consumo tem vindo sucessivamente a diminuir e, mau grado as condições do nosso país, não temos apostado noutras energias.

Grande contribuição para o consumo de energia tem sido a do sector dos transportes, que registou, no mesmo período, um aumento de 100% de energia, com reflexos extremamente negativos na emissão de CO2, onde, por PIB produzido, temos a mais elevada taxa de emissão da União Europeia, o que nos coloca até já fora dos compromissos assumidos em Quioto.

Como não disponho de muito tempo, vou abordar a grande questão, ou seja, a energia consumida nos transportes, que tem registado um grande aumento e que tem um valor significativo. A questão que lhe queria colocar é a seguinte: embora sendo dependente da política de transportes a redução substancial deste consumo de energia, por que é que não são tomadas mais iniciativas para a utilização em todo o sector de outras energias que não os combustíveis fósseis, energias mais limpas?