Partido Comunista Português
Declarações do Conselho e da Comissão - Política Euro-Mediterrânica - Declaração escrita de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 15 Março 2006
Foram da maior gravidade os últimos acontecimentos na Palestina que obrigaram o Presidente da Alta Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, a regressar urgentemente ao seu País e a cancelar a sua prevista alocução no Parlamento Europeu.
A contínua agressão de Israel à Palestina, de que a recente destruição da cadeia de Jericó é um dos acontecimentos mais graves e humilhantes, exige uma clara posição da União Europeia. Registe-se que, além do mais, isto aconteceu depois de um acordo recente da Autoridade Palestiniana com os EUA e Grã-Bretanha sobre segurança dos prisioneiros, sem que, no entanto, fizessem algo perante este acto criminoso de Israel.
Não pode continuar a atitude de complacência que tem existido por parte da Comissão e do Conselho para com o governo de Israel e a escalada de violência criminosa que está a desenvolver contra a Palestina.
É urgente que se tomem medidas para impedir que Israel continue a actuar desta forma inadmissível, pondo em causa os mais elementares direitos da Palestina.
Na próxima reunião da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica o Parlamento Europeu tem também de assumir posições claras de solidariedade com a Palestina e de condenação da violência que Israel continua a praticar pondo em causa a paz no Médio Oriente. É necessário cumprir as Resoluções da ONU e respeitar as escolhas do povo da Palestina.