Partido Comunista Português
Intervenção de Ilda Figueiredo no PE
Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Quarta, 25 Novembro 2009
Que este Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres seja o início da queda do muro de silêncio e de indiferença que ainda existe na nossa sociedade sobre este verdadeiro flagelo que atinge milhões de mulheres da União europeia e do Mundo. A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos e um obstáculo à sua participação na vida social e política, na vida pública e no trabalho, impedindo a sua realização como cidadãs de plenos direitos.

Embora os diversos tipos de violência variem também consoante as culturas e tradições, as crises económicas e sociais do capitalismo aumentam a vulnerabilidade das mulheres, agravando a sua exploração e conduzindo à pobreza e à marginalização, o que também alimenta o tráfico de mulheres e a prostituição.

Assim, impõe-se o reforço de meios financeiros e de políticas verdadeiramente empenhadas na valorização do papel das mulheres na sociedade, na promoção da igualdade de direitos, e a execução de verdadeiros planos de combate a todas as formas de violência exercida contra as mulheres, acompanhadas da eliminação das discriminações que persistem e da protecção e apoio das vítimas.