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Linha ferroviária do Sado, em Portugal - Resposta a Pergunta escrita de Pedro Guerreiro no PE |
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Terça, 30 Maio 2006 |
1. Estão actualmente em execução dois projectos relativos à linha
ferroviária que liga Lisboa a Praias do Sado financiados pelo Fundo de
Coesão. Trata-se dos subtroços "Coina - Pinhal Novo" e "Pinhal Novo -
Setúbal Mar". Os custos totais elegíveis previstos são,
respectivamente, de 107 689 395 € e 74 296 116 € e a taxa de
co-financiamento comunitária concedida a estes projectos é de 80%.
Estes projectos de melhoramento das linhas prevêem:
Projecto "Coina - Pinhal Novo":
- Linha de caminho-de-ferro: construção de 14 quilómetros (Km) de
linha dupla em todo o percurso e 29 500 metros de linhas nas estações,
concretamente em Coina e Pinhal Novo.
- Obras de arte: construção de três obras de arte na estação de
Coina: um viaduto, uma passagem inferior e uma passagem superior.
Construção de um túnel em Penalva e de duas passagens superiores neste
troço.
- Estações: construção de edifícios e de interfaces para as
estações de Coina e de Penalva, bem como a adaptação a edifício técnico
do edifício de Pinhal Novo. Construção de um novo edifício para os
passageiros com acesso a quatro cais.
- Sistemas: a catenária, a sinalização (Convel) e as
telecomunicações, nomeadamente via rádio solo-comboio, serão preparadas
e/ou adaptadas para funcionar à velocidade de 220 quilómetros/hora
(Km/h).
Projecto "Pinhal Novo – Setúbal Mar":
- Linha de caminho-de-ferro: duplicação da via numa distância de
cerca de 24,3 Km, o que comportará trabalhos de terraplenagem,
drenagem, construção de paredes de suporte, instalação de vedações e
abertura de caminhos paralelos, bem como a renovação integral da linha
existente e dos desdobramentos até ao porto de Setúbal.
- Passagens desniveladas: todas as passagens de nível serão
eliminadas, com a criação de quatro passagens rodoviárias superiores,
três passagens rodoviárias inferiores, e ainda duas outras passagens no
troço Setúbal - Setúbal Mar, bem como cinco passagens pedonais
desniveladas. A reparação das estradas afectadas envolve 3,4 Km.
- Estações: construção de duas estações e interfaces Venda do Alcaide e Palmela.
- Electrificação: instalação de tracção eléctrica (catenária) num
percurso de cerca de 10 Km de via dupla, bem como na estação de Palmela.
- Sinalização e telecomunicações: os sistemas de sinalização
existentes serão adaptados ao sistema de controlo de velocidade
(Convel). As telecomunicações serão melhoradas.
Serão tidas em conta medidas de redução do impacto ambiental.
Co-financiamento comunitário das operações de construção ou de
melhoramento das infra-estruturas de transporte pode ser concedido pelo
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão
ou, potencialmente, pelos fundos das redes transeuropeias. Para além
deste financiamento, é igualmente possível aceder aos empréstimos do
Banco Europeu de Investimento (BEI).
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