Inicio
Nota de Imprensa
Folheto
Página inicial PCP

Emissão em directo, 5ªas 15h-18h, repete 6ªas 15h-18h

A Campanha nos distritos
Vídeos
setubal
 Distrito de Setúbal
video-porto
 Distrito do Porto
video-aveiro
 Distrito de Aveiro
video-manif20071018
 Manifestação 18 Out 2007

Tempo de Antena do PCP

 Tempo de Antena do PCP


 


Algarve – Basta de Injustiças!
Sexta, 12 Outubro 2007
rui-fernandes.jpgRui Fernandes, da Comissão Política do PCP, aponta como os principais problemas dos trabalhadores do distrito de Faro a precariedade e a sazonalidade. Em toda a região do Algarve predominam os sectores do comércio e serviços, em que se incluem a restauração e a hotelaria, e das grandes superfícies. Também no distrito de Faro se reflectem ofensivas das políticas de direita do Governo que derivam em encerramento de empresas, aumento do desemprego e, numa outra vertente, encerramento de SAP’s, de centros de saúde, de postos de correios.


Quanto às acções da campanha «Basta de Injustiças! – Mudar de política para uma vida melhor», desenvolvidas no distrito, têm sido realizadas nos locais de trabalho e verifica-se uma grande aceitação, por parte dos trabalhadores.

Manuel Peres, do executivo da Direcção de Organização Regional do Algarve do PCP e coordenador do Sindicato de Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, no Algarve descreve as principais dificuldades dos trabalhadores do sector do comércio e das grandes superfícies e realça que esta é a região com mais grandes superfícies da União Europeia. Este facto leva à falência de muitas micro e pequenas empresas (comércio) e, por conseguinte, ao despedimento de milhares de trabalhadores.
Cerca de 40% dos trabalhadores das grandes superfícies têm vínculos de trabalho precário. Ao nível da fiscalização, só existem três ou quatro inspectores da Inspecção Geral de Trabalho para a região o que facilita a que hajam graves violações às leis e ao não cumprimento dos contratos colectivos.
A área de actividade do comércio e serviços no Algarve integra cerca de 20 mil trabalhadores.