Partido Comunista Português
Promoção do multilinguismo e aprendizagem de línguas na UE - Declaração de Voto de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 27 Abril 2006

Votámos contra porque não é considerado o multilinguismo em todas as suas aplicações práticas. Estão a ser dados passos que poderão levar à criação de um directório que selecciona as línguas a utilizar. Foi lamentável terem sido rejeitadas as propostas que pretendiam alargar o leque de línguas, incluindo línguas de imigrantes.

Citando a Comissão: "as instituições da UE devem procurar um equilíbrio entre os custos e os benefícios de ser multilingues". Ora, esta afirmação vem na sequência de diversas e repetidas discriminações relativas à utilização, tradução e interpretação das línguas oficiais da UE, bem como ao despedimento de algumas dezenas de professores que trabalhavam nos serviços da Comissão, aumenta as preocupações que temos com a necessidade de defender o multilinguismo como um valor cultural da UE.

Por isso, defendemos um acordo interinstitucional relativo a um quadro jurídico escrito para o regime linguístico da UE, que respeite a diversidade de culturas e de línguas, dado que a língua é a expressão mais directa da cultura, e que garanta a igualdade de tratamento de todas as línguas oficiais, pondo fim à pretensa distinção entre "línguas oficiais" e "línguas de trabalho" que tem servido para discriminar algumas línguas, designadamente o português.