Partido Comunista Português
Linha ferroviária do Sado, em Portugal - Pergunta escrita de Pedro Guerreiro no PE
Quinta, 30 Março 2006

Em recente deslocação à Linha do Sado - linha de transporte ferroviário no Distrito de Setúbal -, tive oportunidade de participar num encontro com as Comissões de Utentes da Linha do Sado, de Pinhal Novo e dos Transportes do Barreiro, com representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, da Comissão de Trabalhadores e da Sub-Comissão de Trabalhadores da CP e com autarcas das Câmaras Municipais do Barreiro, Moita, Palmela e Setúbal, das Juntas de Freguesia do Pinhal Novo e do Sado, assim como com o Conselho Directivo do Instituto Politécnico de Setúbal e a respectiva Associação de Estudantes.

Neste encontro foi sublinhada a importância desta linha ferroviária para o desenvolvimento da região e para a garantia do transporte público ferroviário de passageiros, não só na Peninsula de Setúbal, como na ligação a Lisboa, ao Litoral Alentejano e ao Algarve.

Assim como foi reafirmada a necessidade de finalizar a electrificação da linha (num troço com cerca de 16 Km) - tanto mais que existe material circulante disponível para ser utilizado - e de melhorar o conjunto de infraestruturas (estações, parques de estacionamento, passagens desniveladas, entre outras) que lhe dão suporte. Conjunto de medidas há muito reindivicadas pelas populações e autarquias, cuja concretização foi sendo sucessivamente adiada ao longo dos últimos anos.

Pelo que pergunto à Comissão:

- Que pedidos de financiamento comunitário foram solicitados para a melhoria e electrificação da Linha do Sado?

- Que instrumentos financeiros comunitários poderão ser utilizados para apoiar a concretização destas aspirações das populações?

Resposta