Partido Comunista Português
Orquestra de Jazz de Matosinhos com Chris Cheek
Quarta, 19 Julho 2006

orquestra de jazz de matosinhos

Formada por Pedro Guedes (ao qual se juntou na direcção da orquestra, um ano mais tarde, Carlos Azevedo), a OJM nasceu em 1997 a partir da Héritage Big Band, ligada a um clube de jazz de Matosinhos. Na sua constituição, figuram hoje destacados músicos profissionais do norte do país e alguns alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto tendo-se a orquestra dedicado a um repertório constituído por peças sobretudo compostas por Pedro Guedes e Carlos Azevedo ou encomendadas a outros compositores portugueses desta área. À participação em inúmeros festivais de jazz nacionais têm-se acrescentado, ao longo dos anos, vários contactos internacionais, materializados em concertos nos quais a OJM já foi dirigida por Carla Bley ou Ohad Talmor e em que têm participado solistas convidados, como entre outros Bob Berg, Ingrid Jensen, Conrad Herwig, Steve Swallow, Gary Valente, Mark Turner, Rich Perry ou Lee Konitz.

chris-cheek

Quanto a Chris Cheek – o solista principal deste concerto da Festa do «Avante!» – ele é um dos mais destacados saxofonistas do actual jazz norte-americano. Natural de St. Louis (Missouri), tirou o bacharelato em jazz performance no famoso Berklee College of Music (Boston) e radicou-se em Nova Iorque a partir de 1992 tendo já tocado em relevantes formações como a Electric Bebop Band (Paul Motian), Liberation Music Orchestra (Charlie Haden) ou o septeto Fellowship (Brian Blade).

www.ojm.pt