Partido Comunista Português
Situação no Médio Oriente
Domingo, 01 Julho 2001

Os deputados do PCP ao PE perante a grave situação que se vive na Palestina, devido à ocupação da sua pátria por Israel e à brutal repressão do exército israelita sobre o seu povo manifestaram mais uma vez a sua opinião de que a paz só será possível com a plena aplicação das resoluções da ONU e o fim da agressão israelita, o que implica que se apoiem todas as iniciativas sérias para que o povo palestiniano conquiste o seu Estado independente e soberano.

Só desde 29 de Setembro de 2000, data da provocação de Ariel Sharon na Esplanada das Mesquitas, o exército de ocupação israelita já fez centenas de mortos, na sua maioria crianças e adolescentes, feriu dezenas de milhares e prendeu centenas de palestinianos que lutam pela concretização do direito a ter um Estado.

Nesta escalada de agressão, Israel destrói habitações palestinianas, continua a sua política de ocupação e construção ilegal de colonatos, restringe a livre circulação das populações palestinianas, bombardeia, impõe bloqueios, não cumpre compromissos financeiros nem acordos firmados, assassina selectivamente, realiza incursões nos territórios sob administração da Autoridade Palestiniana e ataca forças sírias no Líbano, o que merece a mais viva condenação.