Sobre o Programa de Desporto da Festa do «Avante!» - Declaração de António Joaquim
Sexta, 11 Agosto 2006

A Festa do «Avante!»,  que terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de Setembro na Quinta da Atalaia – Amora – Seixal, assinala este ano a sua 30ª edição, num longo caminho de três décadas que a consagrou como a maior iniciativa político-cultural de massas do nosso país e onde o desporto tem marcado lugar de destaque. Este ano, o desporto marcará presença nos dias da Festa e durante o mês de Agosto,  nas suas várias modalidades, envolvendo dezenas de clubes, associações, colectividades e milhares de participantes.

No período antes da Festa têm-se realizado e vão continuar a decorrer um conjunto de iniciativas desportivas de promoção da Festa, das quais destacamos, no próximo dia 20, o passeio de Cicloturismo da Festa do «Avante!» com partida, às 10h00, do Centro de Congressos de Lisboa, uma paragem para almoço em Alhandra e chegada à Quinta da Atalaia, cerca das 17h30.
Também nos próximos dias 26 e 27, no Clube de Instrução e Recreio do Larangeiro, realizar-se-á um Torneio de Voleibol de iniciados, na sequência da realização de vários outros torneios,  envolvendo dez modalidades e cerca de seiscentos participantes.

Do programa de Desporto deste ano destacamos, pela importância e prestígio desportivo adquirido ao longo dos anos, a 19ª Corrida da Festa que se realizará  no domingo, dia 3, às 9h30, com partida e chegada à Quinta da Atalaia. Esta corrida, que deverá ter a participação de mais de mil atletas, terá um percurso de dez quilómetros.

No que respeita a outras modalidades, teremos na sexta-feira (dia 1) uma exibição de Patinagem Artística e uma gala de Artes Marciais, no sábado um sarau de Ginástica e também  sábado e domingo, para além de uma exibição de FUTSAL feminino (juniores), haverá torneios de FUTSAL masculino (juvenis).
No sábado e domingo realizar-se-ão torneios, abertos a todos os visitantes da Festa, de Basquetebol 3X3, Xadrez, Damas, Setas e Malha Corrida, para além de torneios de Mah-Jong e de Malha Grande e Pequena.

Estes são os aspectos essenciais do programa desportivo da Festa, cuja programação mais detalhada no que respeita nomeadamente a pormenores de horários e participantes será tornada pública nas próximos dias.