Partido Comunista Português
Resolução Comum sobre Cuba - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 21 Junho 2007
É inaceitável que, mais uma vez, a maioria do Parlamento Europeu, mas, neste caso, expressa apenas em 50 votos, insista em discriminar Cuba, em ignorar o escandaloso bloqueio económico em que os EUA persistem, apesar da condenação internacional dessa medida tão lesiva do povo cubano.

O que se impõe é que o Conselho da União Europeia anule definitivamente as sanções impostas em 2003 -e suspensas temporariamente em 2005- , estabeleça o diálogo político com Cuba, numa perspectiva construtiva e de respeito mútuo.

É tempo de pôr fim a uma posição negativa relativamente a Cuba e que não tem paralelo com qualquer outro País.

É tempo de anular definitivamente a Posição Comum, abrindo a via à normalização das relações da União Europeia com Cuba, e contribuindo, assim, para melhorar as relações da União Europeia com a América Latina e as Caraíbas, para reforçar a cooperação com toda aquela região do Mundo. Desse modo, criar-se-iam condições para reforçar a resposta aos Objectivos do Milénio em termos de apoio ao desenvolvimento com os países do sul, da América Latina e de África, em que Cuba tanto se tem empenhado, numa actividade de grande solidariedade, designadamente na área da saúde, e que a União Europeia não só devia reconhecer como apoiar.