Partido Comunista Português
Política Externa e de Segurança Comum - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quinta, 26 Setembro 2002

Relatório Brok sobre os progressos realizados na execução da Política Externa e de Segurança Comum (PESC)

Em termos gerais, o relatório sobre a PESC insere-se numa lógica de aprofundamento da sua comunitarização e da militarização da União Europeia, implementando uma Política de Segurança e Defesa Comum - como pilar europeu da NATO, no quadro de uma parceria com os EUA.

Entre diversos aspectos gravosos, não poderei deixar de realçar a forma "ambígua" e pretensamente "neutra" como é abordada a actual situação no Médio Oriente, branqueando as gravíssimas responsabilidades do governo de Israel na intolerável situação existente na Palestina, devido à sua política de terror e violência contra o Povo palestiniano e seus representantes, à sua ocupação ilegal dos territórios palestinianos e ao seu não cumprimento das resoluções da ONU.

Aliás, a posição adoptada pela actual Presidência dinamarquesa que, no debate que se realizou neste plenário, não condenou o governo israelita pelo inadmissível cerco imposto à Autoridade Nacional Palestiniana e as chantagens exercidas contra o Presidente Yasser Arafat, nem exigiu o seu fim e a retirada imediata do exército israelita.

De igual modo, considero negativa a não aprovação de alterações apresentadas pelo meu Grupo no sentido de rejeitar qualquer agressão militar ao Iraque, o levantamento do embargo a este país e a favor das negociações entre este e a ONU visando uma solução para a actual situação.

Daí o voto contra.