Partido Comunista Português
Intervenção de Jorge Machado na AR
Linha de caminho-de-ferro do Vale do Vouga
Quarta, 22 Julho 2009
caminhos-ferro.jpgA presente petição partiu de uma iniciativa política do Partido Comunista Português mas rapidamente recolheu a simpatia da população do distrito de Aveiro e mais de 4500 assinaturas, o que nos leva à discussão desta petição em Plenário.

Petição solicitando a renovação, requalificação e valorização da linha de caminho-de-ferro do Vale do Vouga

Sr.ª Presidente,
Srs. Deputados:

A presente petição (petição n.º 400/X) partiu de uma iniciativa política do Partido Comunista Português mas rapidamente recolheu a simpatia da população do distrito de Aveiro e mais de 4500 assinaturas, o que nos leva à discussão desta petição em Plenário.

O objectivo da referida petição é o de alertar para o problema que se vive na Linha do Vale do Vouga. Esta Linha é um dos casos mais flagrantes de desresponsabilização do Estado em matéria de transportes públicos e, diga-se, é um exemplo flagrante de desrespeito pela ferrovia por parte de sucessivos governos, já que o PSD se associou ao PS nesse desrespeito.

Trata-se de uma linha ferroviária que serve a população de vários municípios, desde Espinho a Aveiro, e que, ainda hoje, é o único meio de transporte público ao serviço das populações.

A supressão de horários e a falta de investimento nesta Linha provam bem a necessidade urgente da sua requalificação.

A petição que estamos a apreciar, Sr.ª Presidente e Srs. Deputados, pretende que se discuta a requalificação e valorização desta Linha, no sentido de a tornar um serviço público de qualidade para os utentes e de assegurar a sua articulação com a restante linha ferroviária nacional, nomeadamente as ligações ao Porto e a Lisboa.

Importa referir também, a título de discussão, que esta Linha serve um importante núcleo urbano e industrial do distrito de Aveiro e, portanto, assume um papel fundamental.

O PCP, ao longo desta Legislatura, tem vindo a apresentar um conjunto de iniciativas sobre esta matéria - projectos, requerimentos, perguntas -, mas o Governo tem sido insensível à necessidade urgente de requalificação e modernização da Linha do Vouga.

Espero que as diferentes sensibilidades aqui manifestadas permitam que, no futuro próximo, os meros anúncios que têm vindo a ser feitos no que diz respeito a esta Linha se transformem, efectivamente, na sua requalificação e modernização para servir as populações.

Não podemos continuar a apostar no paradigma das auto-estradas e no investimento no asfalto, no qual o PSD deu um belo exemplo e o PS seguiu as suas pisadas, temos de alterar o paradigma e apostar, de uma vez por todas, na ferrovia, que é fundamental para a população.