Nota de Imprensa

video-manif20071018
 Manifestação 18 Out 2007

Tempo de Antena do PCP

Litoral Alentejano «Basta de Injustiças!»
Quarta, 17 Outubro 2007
thumb_sisaquaManuel Valente, membro do Comité Central do PCP e responsável da Organização Regional do Litoral Alentejano do PCP descreve os principais problemas que afectam a região: o encerramento de escolas, encerramento de SAP, deficiente funcionamento das extensões dos estabelecimentos de saúde e situação precária dos profissionais de saúde e de outros sectores profissionais.

manuel-valente

Manuel Valente refere algumas acções de luta e protesto que estão em curso. No concelho de Santiago do Cacém, as populações juntamente com a autarquia, desenvolveram várias acções e evitaram o encerramento de quatro escolas do 1º ciclo. Os trabalhadores da Sisáqua, empresa que tem a concessão da ETAR de Sines, lutam por melhores condições de trabalho e pela protecção do meio ambiente e por uma resposta positiva ao caderno reivindicativo proposto pelos sindicatos.

Na Repsol e na Euroresinas tem-se verificado uma intensificação da pressão sobre os trabalhadores e membros das estruturas representativas, com discriminações salariais, ataques aos direitos contratuais, incumprimento das leis laborais e processos disciplinares.

No que diz respeito ao desenvolvimento da campanha «Basta de Injustiças! Mudar de politica para uma vida melhor», até ao momento já se efectuaram cerca de 30 iniciativas: plenários, reuniões, sessões de esclarecimento, acções de contacto directo com os trabalhadores e, no próximo dia 25, realiza-se um comício em Sines, com a participação de Jerónimo de Sousa.
Daniel Silvério, delegado sindical do SINQUIFA fala-nos dos processos de negociação, em estão a decorrer em várias empresas do complexo petroquímico de Sines.