Rita Lobo
Terça, 08 Agosto 2006

 

rita-lobo

Rita Lobo é a mais recente voz oriunda de um arquipélago de sons. Mais uma estrela a brilhar no firmamento da música cabo-verdiana e que promete iluminar o céu de todos nós com o seu talento.

Cabo Verde não é conhecido pela fertilidade das suas terras. Mas o mesmo já não se pode dizer do talento inato dos seus habitantes para a música. São, de facto, tanto os nomes maiores da música africana daí oriundos que quase poderíamos arriscar dizer que há naquelas terras de vento e mar adubo especial para a música.

Assim, não é de estranhar que Maria Rita Isabel de Sousa Lobo, nascida na Ilha do Sal, em 1976, seja ela oriunda de uma família desde há muito ligada à música, com destaque para o trovador Ildo Lobo, seu primo.

Muito cedo Rita Lobo revelou um talento ímpar, ganhando com naturalidade o 1.º prémio no concurso dos Pequenos Cantores, em 1987 – com apenas 11 anos.

Em 1994, passava a pisar regularmente os palcos, na sequência do convite para emprestar a sua voz quente ao grupo «Mobafuco», um grupo que anima as noites do famoso hotel Morabeza, na Ilha do Sal, com as suas mornas, baruques, funanas e coladeras. A culminar esse seu primeiro passo no sentido de uma carreira profissional chegaria a gravar um disco na qualidade de vocalista do grupo.

Em 1999 nova afirmação do reconhecimento que o seu enorme talento merece: uma bolsa de estudo para estudar música e canto com o maestro Cortês Medina no Teatro São Carlos.

Abandona a sua ilha natal para se fixar em Lisboa, onde tem vindo paulatinamente a conquistar a atenção e os corações dos portugueses quer através das inúmeras actuações que tem feito, um pouco por todo o país, quer deixando a marca da sua voz em disco.

Entre os mais reconhecidos nomes com que já colaborou destacam-se os cabo-verdianos Tito Paris, Cesária Évora, Ildo Lobo e Dany Silva, entre outros. Rita Lobo colaborou ainda com diversos músicos portugueses e africanos como Dom Kikas (Angola), Luís Portugal (Portugal), Guto Pires (Guiné Bissau) e André Cabaço (Moçambique), no âmbito de diversos projectos musicais na esfera da lusofonia.

É agora chegado o momento de se consagrar ao seu próprio projecto, com o objectivo de lançar o seu primeiro álbum a solo.

Dona de uma voz quente e vibrante e de uma presença marcante em palco, Rita Lobo promete ser mesmo o próximo caso sério de sucesso no já tão fértil património musical cabo-verdiano. Estejamos atentos e deixemo-nos encantar por esta voz doce do Sal.