Partido Comunista Português
Yellow W Van
Yellow W Van
Quarta, 19 Julho 2006

 

 

yellow-w-van

O espectáculo dos Yellow W Van baseia-se no seu último álbum, Ninguém Faz Filmes de Olhos Abertos. A crítica social é um dos campos de batalha da banda. «Confissões de Dois Deputados», o single de apresentação do álbum, é um dos exemplos mais notórios. Uma grande referência neste disco é o actual hip hop brasileiro, como se comprova em «Sala de Guerra», que teve a colaboração do brasileiro Xis.

 

 

Os Yellow W Van deixaram o estúdio há poucos dias e quando fecharam a porta, com o master na mão, tinham a certeza de duas coisas. A primeira, que tinham crescido como banda, a segunda que isso se reflectia na música que fizeram.

"Foram dois meses de gravação", começa por dizer Fred, o baterista da banda. "Foi diferente de tudo o que fizemos, porque estávamos concentrados na composição dos temas e na gravação dos mesmos. Foi tudo feito na sala de ensaios, entre todos, com um único objectivo, o novo disco."

Os Yellow W Van escolheram Marco Nunes e Nelson Carvalho para a produção do álbum, ainda sem nome. Duas pessoas importantes no produto final. "Foram as únicas pessoas a ouvir o álbum para além de nós. Limparam muitas coisas, tornaram outras mais directas e, para além do trabalho, como amigos, mostraram-nos muita música e ensinaram-nos muita coisa." 

A crítica social é novamente um dos campos de batalha da banda de Oeiras. "Confissões de Dois Deputados", o single de apresentação do álbum, tema que conta com a participação de Gui (Xutos & Pontapés) no saxofone, é um dos exemplos mais notórios disso. Para além de Gui que participa num outro tema "Yellow Family", os Yellow contaram ainda com as participações de Melo D em "Uma Palavra Só", de Grilo e Marco Ferreira em "Consequência" e de Daphne em "Primeira Viagem", entre outros.

Outra das grandes referências visíveis neste disco e admitida pela banda é o actual hip hop brasileiro. "Sala de Guerra", que teve a colaboração do brasileiro Xis, será o exemplo mais evidente. 

 A Carrinha Amarela voltou. Não passará indiferente!