Partido Comunista Português
Apoios comunitários - Federação do Folclore Português - Resposta a Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 13 Fevereiro 2008
As iniciativas que procurem promover a diversidade cultural e as tradições através de uma acção cívica, tal como é proposto pela Federação do Folclore Português, só podem suscitar o interesse e o incentivo da Comissão.

No que respeita às possibilidades de financiamento comunitário, convém precisar em primeiro lugar que a Comissão não é competente para intervir directamente na protecção e na salvaguarda do património cultural, incluindo a construção e a renovação de edifícios, que continua a ser uma prerrogativa dos Estados Membros.

No entanto, o artigo 151.º do Tratado CE determina que a Comissão tem como objectivo incentivar as iniciativas de cooperação entre Estados Membros neste domínio. Assim, através do seu programa quadro Cultura (2007–2013), a Comissão financia projectos de cooperação cultural de dimensão europeia (igualmente no domínio do património cultural). O objectivo geral do programa é contribuir para a valorização de um espaço cultural comum aos europeus através do desenvolvimento da cooperação entre os operadores culturais dos países participantes no programa, a fim de favorecer a emergência de uma cidadania europeia. Em termos concretos, o programa visa apoiar projectos cujos objectivos são:

– promover a mobilidade transnacional das pessoas que trabalham no sector cultural;
– encorajar a circulação transnacional de obras e produções artísticas e culturais;
– incentivar o diálogo intercultural.

O programa Cultura é executado com base em convites à apresentação de propostas anuais, publicados no Jornal Oficial das Comunidades Europeias e disponíveis para consulta no sítio Internet Europa, no seguinte endereço: http://ec.europa.eu/culture/eac/index_fr.html.

Por conseguinte, para projectos que se destinam a valorizar o património cultural europeu, há possibilidades de financiamento através do programa Cultura desde que as condições previstas nos convites à apresentação de propostas sejam preenchidas, nomeadamente o princípio da cooperação entre países participantes no programa (no mínimo três países).

Para além dos projectos de cooperação, o programa Cultura apoia igualmente operadores culturais de dimensão europeia através de subvenções de funcionamento. Estas subvenções destinam se a co financiar as actividades permanentes destes organismos. As condições de participação estão igualmente disponíveis no endereço Internet acima mencionado.

Os próximos convites à apresentação de propostas não deverão ser publicados antes do final do segundo trimestre de 2008.

Para obterem mais informações sobre os convites à apresentação de propostas e sobre o programa Cultura, recomenda se aos operadores culturais que contactem os «Pontos de Contacto Culturais».  Estes pontos de contacto foram estabelecidos na maior parte dos países participantes no programa com o objectivo de promover o referido programa e facilitar o acesso ao mesmo.

O endereço Internet dos Pontos de Contacto Culturais é o seguinte: