Inicio
Nota de Imprensa
Folheto
Página inicial PCP

Emissão em directo, 5ªas 15h-18h, repete 6ªas 15h-18h

A Campanha nos distritos
Vídeos
setubal
 Distrito de Setúbal
video-porto
 Distrito do Porto
video-aveiro
 Distrito de Aveiro
video-manif20071018
 Manifestação 18 Out 2007

Tempo de Antena do PCP

 Tempo de Antena do PCP


 


Santarém: «Basta de Injustiças!»
Terça, 16 Outubro 2007
pedro-silvaHoje o dia é dedicado ao distrito de Santarém. Pedro Silva, da Direcção da Organização Regional do PCP, relata-nos que nesta região os trabalhadores debatem-se com problemas de contratos a prazo abusivos, muita precariedade e o número do desemprego tem vindo a aumentar. Nos sectores de actividade do distrito, ainda subsistem algumas indústrias alimentares, metalúrgicas e têxteis. O comércio e os serviços têm um papel significativo.



O encerramento de empresas é um facto que se tem também observado em Santarém. Ainda recentemente, fechou uma empresa do sector metalúrgico – a Metalgrupo - , no Cartaxo, que deixou cerca de 150 trabalhadores no desemprego.
Outra situação complexa é a que vive uma cooperativa de construção, de Alpiarça, que apesar de ter viabilidade, a falta de pagamentos de obras que realizou para o Estado, nomeadamente, para câmaras municipais, estrangularam financeiramente a cooperativa.

As acções da campanha do PCP «Basta de Injustiças!», já percorreram dezenas de empresas, em Santarém, as distribuições do folheto têm tido muita aceitação por parte dos trabalhadores, que partilham as nossas preocupações.
No âmbito da campanha, têm sido realizados debates onde se procura aprofundar a reflexão sobre a ofensiva em torno das questões do trabalho.

joaquim-jorge-ferreira

 

Jorge Ferreira, responsável do PCP no concelho de Abrantes, expõe o caso da empresa metalúrgica, Duarte Ferreira, cujos trabalhadores aguardam pelo pagamento das indemnizações que lhes são devidas por despedimento colectivo ilícito há mais de 22 anos.

  

Um trabalhador da empresa Equipar, do Grupo Amorim, do sector corticeiro, sedeada em Coruche, conta as situações de discriminação salarial, que se vivem na empresa, nomeadamente entre homens e mulheres, para além do número de trabalhadores em situação precária.

 

Na Metalúrgica Duarte Ferreira, Tramagal
Justiça adiada há 22 anos

Artigo do Jornal «Avante!» 20  Setembro 2007