Partido Comunista Português
Debate sobre açúcar - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 25 Setembro 2007
Como é conhecido, temos uma posição muito crítica desta reforma do sector do açúcar. Sempre defendemos a soberania alimentar e, por isso, consideramos inadmissível que um país como Portugal, com apenas uma fábrica de produção de açúcar, em Coruche, e uma pequena fábrica em S. Miguel, nos Açores, que mal chegavam para abastecer metade das necessidades do consumo do país, seja confrontado com a obrigatoriedade da redução da quota da produção de açúcar a partir da beterraba sacarina.

As consequências são claras. O abandono da produção por parte de agricultores e das empresas gera mais desemprego e tem efeitos negativos no desenvolvimento das zonas rurais.

Por isso, tal como afirmaram milhares de pequenos e médios agricultores nas ruas do Porto, no passado dia 17 de Setembro, aquando da reunião do Conselho da Agricultura em Portugal, é necessário mudar de política, para ter em conta a realidade específica de cada Estado-Membro e as suas próprias necessidades de produção e de consumo, garantindo o rendimento dos agricultores e o desenvolvimento das zonas rurais. E é isso que, aqui, mais uma vez propomos à Senhora Comissária.