Índice CronológicoÍndice Remissivo

Projecto de Lei nº 229/VII
Elevação de Queluz à categoria de cidade

A Vila de Queluz ocupa uma área de 670 ha e conta com uma população estimada de 80.000 habitantes, o que representa 25,1% dos residentes no Concelho de Sintra, sendo 54.485 os recenseados à data da elaboração deste documento.

Trata-se da maior freguesia do País, mercê da enorme pressão urbanística praticada ao longo das últimas décadas, conforme pode ser verificado através do quadro imediatamente abaixo:

Quadro evolutivo da população residente (INE)
Anos
1930
1940
1950
1960
1970
1980
1990
População
3.225
4.967
7.968
15.746
27.815
48.112
60.370

É Queluz freguesia desde 26 de Junho de 1925, por força do Decreto Lei nº 1790. Porém, já anteriormente D. João VI, Príncipe da Beira, determinara que Queluz fosse elevada a Vila, através de alvará de 18 de Agosto de 1802, suspenso, no entanto, pela ocorrência da primeira invasão francesa, que motivou a fuga da família real para o Brasil.

Só muitos anos depois, Queluz é elevada a Vila, através do Decreto nº 43.920, de 18 de Setembro de 1961, vindo a experimentar um desenvolvimento acelerado, que não se circunscrevendo ao factor demográfico, tem reflexos inevitáveis no comércio e na indústria locais, bem como na educação.

De notar que Queluz possui mais de 10.000 alunos distribuídos pelos diversos graus de ensino.

Quanto às origens do nome da Vila, têm-se gerado enormes controvérsias ao longo do tempo, sendo prevalecente a tese de David Lopes e de José Pedro Machado, através da qual é à junção das palavras árabes -- fundo de Vala apertado -- e Llûs -- amendoeira -- que se obteve o nome actual, que significa em termos de origem "O Vale da Amendoeira".

Há quem defenda, porém, que o nome de Queluz se deve à montanha da luz -- hoje Monte Abraão --, onde era feita a adoração do Sol.

Outros ainda, atribuem a origem da denominação à adoração local do deus Lu ou Lou dos antigos Lusitanos.

Aliás, é suposto que o próprio nome de Lusitânia tem por base duas palavras significativas "Citânia de Lu".

De resto, a ocupação humana da zona em tratamento remonta comprovadamente ao Neolítico Final/Calcolítico (entre o IV e o III milénio A.C.), como o atestam diversos monumentos e vestígios.

Evidentemente o celebrado Vale da Amendoeira, antes conhecido como o Vale da Fertilidade, assistiu durante milénios à passagem de muitas e diversas civilizações.

É porém com os árabes que toda a região começa a sofrer transformações mais profundas, que virão a dar origem ao Povo Saloio.

A partir do século XVII, com a implantação de várias quintas fidalgas, é experimentada nova e significativa transformação.

É numa dessas quintas, que foi pertença de um tal João Pires e depois do Mosteiro de S. Vicente de Fora e da Ordem de S. João de Jerusalém, que o 1º Marquês de Castelo Rodrigo, Cristóvão de Moura, levanta o seu pavilhão de caça.

Confiscado após a dominação espanhola, foi o mesmo entregue por D. João VI ao Infante D. Pedro, futuro rei D. Pedro II, que o habitou a partir de 1667.

Com o advento de D. Maria I, que vem a casar-se com o seu tio D. Pedro de Bragança, é concedida ainda maior importância a Queluz, onde são chamados arquitectos como Mateus Vicente de Oliveira e João Batista Robillon.

Entalhadores como António Angelo, canteiros como Francisco António ou jardineiros como Geraldo Vanden Kolk, fizeram escola influenciando a arte da construção artístico-erudita por todo o País.

Os jardins Pênsil e de Malta, embora cópia de projectos franceses como os de Vaux-le-Vicomte, desenhados por Le Notre, ou os de Marly, são ainda dos mais belos da Europa.

Compositores como David Peres, Domingos Bontempo, Scarlatti ou ainda e de certo modo o próprio D. Pedro IV, deixaram também a sua influência na música e no tempo.

Queluz é, sem dúvida, um local de importantes referências na História de Portugal.

Actualmente, mais precisamente a partir dos anos oitenta, a tímida mas constante tomada de áreas para efeitos de novas urbanizações cede lugar a um desenfreado surto de construção, criando-se uma importante urbe periférica.

Estabelecimentos e Equipamentos Colectivos

Saúde e Apoio Social

Serviços Instalados (outros)

Desporto, Cultura e Lazer

Estabelecimentos de Ensino (mais de 10.000 alunos)

Parques e Jardins

Alguns monumentos com interesse nacional concelhio ou local

Aquedutos

Príncipe da Beira

Da Mina

D. Fernando

Fontes e Chafarizes

Carranca

Da Calçada da Bica da Costa

D. Carlos I

Bicas e Fonte Chafurdo Massamá

Chafariz Mousinho Albuquerque

Bica do Anjo (Pendão)

Chafariz do Pendão

Chafariz Central de Massamá

Palácios e Solares

Algumas Pontes de Pedra

Estabelecimentos Comerciais e Industriais existentes em Queluz

Na certeza de que a elevação de Queluz à categoria de cidade corresponde a um legítimo desejo dos seus habitantes e dado que Queluz possui todos os requisitos que a Lei nº 11/82, de 2 de Junho, exige para a sua elevação à categoria de cidade (artº 13º), os Deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PCP apresentam, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o seguinte projecto de lei:

Artigo 1º

É elevada à categoria de cidade e Vila de Queluz.

Artigo 2º

A cidade de Queluz compreende a freguesia de Queluz, e, se já estiverem criadas, as freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Assembleia da República, 25 de Setembro de 1996

Os Deputados,