Instalação de fábrica poluente
Pergunta Escrita de Ilda Figueiredo
9 de Julho de 2003

 

Em Tabacô, Arcos de Valdevez, Portugal, a população está preocupada com a instalação de uma fábrica da empresa Sarreliber - Transformação de Plásticos e Metais, SA - pertencente ao grupo francês ORIAL, com sede em Paris.

De acordo com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o projecto de investimento prevê a criação de uma unidade industrial com 105 postos de trabalho, numa fase inicial, destinada ao tratamento e revestimento de superfícies e injecção de peças plásticas destinadas às indústrias: automóvel, perfumaria, sanitária e electrodomésticas.

As preocupações da população referem-se à hipótese da referida unidade industrial de cromagem utilizar metais pesados, como o crómio e o níquel, que são altamente poluentes e perigosos para a saúde pública e ambiente, e situar-se próximo do Rio Vez, e de equipamentos sociais utilizados por crianças e idosos. Registe-se que o Rio Vez, afluente do Rio Lima, está integrado na Rede Natura 2000. Afirmam também que esta indústria terá já sido rejeitada na Galiza e no Reino Unido.

Assim, sabendo que ambientalistas locais enviaram uma carta à senhora Comissária do Ambiente, solicito à Comissão que me informe da sua posição relativamente ao processo referido.

Resposta