Inicio
Notas de Imprensa
Fotografias
Página inicial PCP
Com o PCP mais Emprego, Direitos laborais, Desenvolvimento e Justiça Social
Segunda, 20 Outubro 2008
logo_campanha_set2008.jpgO PCP promove a 21 de Outubro, integrado na Campanha Nacional «É tempo de Lutar. É tempo de mudar - mais força ao PCP»um dia dedicado à luta contra o desemprego com um vasto número de iniciativas, em todo o país, de contacto e mobilização dos trabalhadores e que contará com a presença de Jerónimo de Sousa, em Coimbra (Praça 8 de Maio), às 17h00.

 

 

 

Com PCP mais Emprego, Direitos laborais desenvolvimento e Justiça Social
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP


O desemprego atingiu um dos mais elevados valores das últimas duas décadas. A taxa de desemprego em termos anuais atingiu os 7,6% e o número de desempregados ultrapassou os 430 mil, com o desemprego de longa duração a atingir os 50% e o número de jovens desempregados, com menos de 25 anos, a chegar perto dos 82 mil. Ao mesmo tempo diminuiu a protecção aos desempregados.


O aumento do desemprego é a consequência duma política económica subordinada ao pacto de estabilidade e ao défice das contas públicas, claramente oposta aos interesses nacionais. A tentativa do PS de alterar, para pior, o Código do Trabalho visa a redução dos salários e remunerações, a desregulação os horários de trabalho e a promoção do trabalho extraordinário não remunerado, pondo em causa o emprego, legalizando a precariedade, atacando os direitos e contribuindo objectivamente para o aumento do desemprego.

É neste quadro que o PCP promove amanhã, terça-feira, integrado na Campanha Nacional "É tempo de Lutar. É tempo de mudar - mais força ao PCP", um dia dedicado à luta contra o desemprego com um vasto número de iniciativas, em todo o país, de contacto e mobilização dos trabalhadores e que contará com a presença do seu Secretário-Geral, Jerónimo de Sousa, numa iniciativa que se realizará em Coimbra (Praça 8 de Maio), às 17h00.

É hoje evidente que a promessa da criação dos 150 mil postos de trabalho fica cada vez mais para a história das expectativas desfeitas.


Para o PCP o desemprego pode ser combatido. O país precisa de uma ruptura com a política de direita, que assegure aos trabalhadores e ao povo português progresso, direitos, condições de vida dignas e não o regresso ao passado.