Partido Comunista Português
Política de Ciência, Tecnologia e Investigação no Ensino Superior
Segunda, 16 Junho 2008

laboratorio.jpgO Grupo Parlamentar do PCP vai promover hoje, 2ª feira, dia 16 de Junho, pelas 14.30 horas, no Auditório do Edifício Novo da AR, uma Audição Parlamentar sobre a política de Ciência, Tecnologia e Investigação no Ensino Superior. Foram convidados para esta audição Laboratórios Científicos, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Associações Empresariais, entre outras.

Entende o PCP que só com uma política de desenvolvimento científico estruturante e orientada pelas reais necessidades do país, podemos ultrapassar os importantes défices do Sistema Científico e Tecnológico Nacional que conhecemos. A política de satisfação de interesses circunscritos, de promoção de nichos de investigação bem limitados e desligados das necessidades do tecido produtivo português, aliados a uma política de estrangulamento financeiro do Ensino Superior, dos Laboratórios de Estado e da Investigação e Desenvolvimento de forma sistemática, não conduzirá Portugal rumo ao desenvolvimento social e económico que se exige.