Partido Comunista Português
Declaração de voto de João Ferreira no PE
Efeitos da crise financeira e económica mundial nos países em desenvolvimento e na cooperação para o desenvolvimento
Quinta, 25 Março 2010
O relatório em discussão aborda questões muito importantes, defendendo posições correctas, de que são exemplo: o fim dos paraísos fiscais, o cancelamento da dívida externa de alguns países, a necessidade de incremento dos esforços em matéria de ajuda pública ao desenvolvimento, a taxação das transacções financeiras.

Não podemos contudo deixar de assinalar alguns aspectos negativos e até contraditórios no relatório, como seja a defesa da liberalização do comércio, nos moldes em que tem vindo a ser conduzida pela UE, nomeadamente através dos chamados Acordos de Parceria Económica, que esta tem procurado impor aos países ACP, não obstante as resistências e denúncias, quanto às suas consequências negativas, da parte de muitos deles; para além da ausência de uma abordagem mais abrangente ao problema da dívida externa.