Partido Comunista Português
Debate sobre o Médio Oriente
Intervenção de Ilda Figueiredo
Quinta, 09 Outubro 2003

Como pude constatar numa recente visita à Palestina, o Governo de Israel, apesar das críticas e dos protestos, prossegue a construção de colonatos e do muro da vergonha, a ocupação militar, a destruição de infra-estruturas, habitações e outros equipamentos, os assassinatos selectivos, a manutenção nas prisões israelitas de mais de sete mil prisioneiros palestinianos, dos quais cerca de 340 crianças, a constante violação dos mais elementares direitos do Povo palestiniano, atacando a Síria, praticando um autêntico terrorismo de estado.

É, pois, com frustração e indignação que se ouvem as declarações dos responsáveis europeus a exigir o respeito pela legalidade. Como se pode exigir que o Presidente Arafat e o Governo da Palestina tomem medidas contra actos terroristas se Israel ocupa militarmente a Palestina?

É preciso que a União Europeia tome iniciativas e medidas práticas. É preciso que se suspenda o "Acordo de Associação Euro-mediterrânico entre a UE e Israel", como solicitado na Resolução do PE sobre a "Situação no Médio Oriente", de 10 de Abril de 2002.

É preciso que a Comissão e o Conselho tomem uma iniciativa no âmbito da ONU, que exija o cumprimento das deliberações das Nações Unidas, reconheça o direito à dignidade dos palestinianos e ao seu Estado independente, envie observadores internacionais e uma força de interposição e de paz sob a égide da ONU.