Partido Comunista Português
Rótulos de origem nos têxteis e vestuário importados de países terceiros - Resposta a Pergunta escrita de Pedro Guerreiro no PE
Segunda, 07 Abril 2008

Situação do sector do têxtil e do vestuário na União Europeia - Rótulos de origem nos têxteis e vestuário importados de países terceiros

A Comissão respondeu à Resolução do Parlamento sobre o futuro do sector têxtil após 2007, referida pelo Senhor Deputado, na sua carta ao Parlamento de 13 de Março de 2008 relativa ao seguimento dado pela Comissão às resoluções não legislativas adoptadas pelo Parlamento na sua sessão plenária de Dezembro de 2007(1) .

Contudo, uma vez que o Senhor Deputado acrescentou algumas questões específicas, a Comissão pode completar a resposta com as seguintes informações:

No que respeita ao financiamento comunitário afectado para apoiar o sector têxtil e do vestuário no âmbito do 7.º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração, a Comissão remete o Senhor Deputado para a sua resposta à anterior pergunta escrita E-6616/07 .

A Comissão também decidiu instituir diálogos formais sobre questões regulamentares com países terceiros, como a China e a Rússia, que constituem regiões do mundo em que as exportações de têxteis e vestuário podem ser reforçadas. No entanto, esses mercados são actualmente considerados difíceis e fechados. Os diálogos destinam-se a melhorar a compreensão e a abordagem dos respectivos mecanismos regulamentares, como a regulamentação técnica, as normas e os procedimentos de certificação.

(1) Carta ao Secretário-Geral do Parlamento, ref. D(2008)2259, 13 de Março de 2008.