Pavilhão Central
pavilhao-central.jpg

Exposições

Artes

Auditório de Projecção

TIC

Comunic 

Café da Amizade  

Loja da Festa  

Marcando, pela sua dimensão e impacto, uma inconfundível presença na Quinta da Atalaia, o Pavilhão Central, assume-se como o grande espaço de exposições e debate da Festa do Avante!, a sua principal "sala de visitas".
São muitos os elementos de interesse para uma visita atenta ao Pavilhão Central. A imprensa partidária, O Militante e o jornal Avante!, dão-nos a conhecer a actualidade do Manifesto do Partido Comunista escrito há 160 por Karl Marx e Friederich Engels e, no ano do 50º aniversário, esse acontecimento histórico da luta contra o fascismo em Portugal que constituíram os as eleições presidências de 1958. Como todos os anos, também está instalado o prelo, no qual se imprimia clandestinamente o Avante!, o Órgão Central do PCP, durante os tempos da repressão fascista.
Nos debates, mas também nas exposições, o XVIII Congresso do PCP marcará uma forte presença no Pavilhão Central. Um belíssimo painel ilustrará o amplo processo democrático que, para o PCP, constitui a realização de um congresso.
Mas o destaque vai ainda para três exposições que irão marcar a edição da Festa de 2008:
"Basta de injustiças! Mudar de política para uma vida melhor." Assim se chamou a campanha que o PCP lançou na última festa do Avante!, e é esse o lema desta exposição que abordará a situação do país como resultado da política de direita do Governo PS, as poderosas acções de massas que este ano levaram para a rua centenas de milhar de pessoas, a acção e intervenção do PCP, constituindo um retracto imprescindível da vida política nacional deste último ano.


Mas também, em ano de Congresso do PCP, a exposição "Por Abril, pelo Socialismo" dá a conhecer o programa do Partido "Por uma democracia avançada no limiar do século XXI", como resposta necessária, na etapa actual em que o país se encontra . Um programa capaz de mobilizar os trabalhadores e o Povo português para a construção de uma sociedade de progresso social, mais democrática, mais justa, mais fraterna e mais solidária.


Por fim, no ano em que deixou de estar entre nós, a justa homenagem ao pintor, ao militante comunista e construtor da Festa, o camarada Rogério Ribeiro. Uma visita pela sua magnífica obra enquanto um dos maiores artistas plásticos do nosso país, num percurso que se confunde com a luta do Povo português e com a intervenção do seu Partido de sempre.

Espaço "Adere ao PCP"
São muitos os que visitam a Festa e que não sendo militantes do PCP querem conhecer melhor a sua actividade, o seu projecto e intervenção política. Outros há, que pura e simplesmente gostavam de aderir ao PCP. Pois bem, podem dirigir-se ao Pavilhão Central e no espaço adere ao PCP falar com dirigentes e eleitos do Partido, colocar questões

Debates
O Pavilhão Central integra o principal centro de discussão da Festa. É no Fórum, no Auditório de Debates e no espaço "À conversa com..." , com a presença de vários quadros do Partido, que se realizam uma série de debates e colóquios sobre variados temas da actualidade política, económica e social em Portugal e no mundo.
Destacam-se os debates sobre a preparação do XVIII Congresso, as alterações ao Código do Trabalho que o Governo quer impor, os 160 anos do Manifesto do Partido Comunista, a actual crise económica e a exploração capitalista e o Tratado de Lisboa e a soberania nacional.

Tecnologias de Informação e Comunicação
Exercer a liberdade é defendê-la

A exposição do Espaço das TIC na Festa do «Avante!» 2008 tem como tema central a Internet: Liberdade e democracia – a tecnologia ao serviço dos povos e das suas necessidades, a democratização do acesso, a liberdade de escolha dos utilizadores de software. A presença do PCP na Internet, a dinâmica do sitio central, os sítios das organizações regionais espelham a intervenção do PCP junto das populações e dos trabalhadores.
Este ano, em parceria com a SIP/DORL, vai funcionar o Comunaquizz: um jogo de perguntas e respostas com uns temas muito especiais onde os visitantes podem testar os seus conhecimentos e aprender um pouco mais sobre de temas de história e da actualidade da intervenção do PCP e da luta do movimento operário e dos comunistas no plano internacional.
Durante os três dias decorrerão workshops de demonstração, instalação e utilização de software livre. Será ainda editada a versão 5.0 do Komunix, baseada no Ubuntu e a versão 3.0 do Alter CD, que agrupa variadas aplicações de software livre para um sistema operativo proprietário, tudo num só DVD.

Comunic
Depois de 56 semanas a emitir de Lisboa, A Comunic muda-se para a Quinta da Atalaia e marca presença em mais uma edição da Festa do Avante!
A partir dos estúdios montados no Pavilhão Central, a Rádio do PCP na Internet leva, a Festa do Avante aos 4 cantos do Mundo. As reportagens e entrevistas em directo a somar vermelho às cores da rádio em www.comunic.pcp.pt .

Auditório de projecção

«Auditório de Projecção», este ano com uma mostra de filmes dedicados à luta de massas, às histórias da resistência anti-fascista e à luta e intervenção do PCP, entre os quais se conta a estreia do filme «O Segredo» de Edgar Feldman sobre a fuga do Forte de Peniche o dirigente comunista António Dias Lourenço.

 


Café d'Amizade
É já um ponto de paragem obrigatória no Pavilhão Central. Com a qualidade a que habituaram o visitante da Festa, o convívio e o ambiente agradável distinguem o "Café d'Amizade", que oferece um diversificado serviço de bar.

Loja da Festa
Neste espaço o visitante pode adquirir diversas recordações da Festa e vários materiais editados pelo PCP, como serigrafias, CD's com o "Avante Camarada e Internacional" ou a "Carvalhesa", DVD's, t-shirt's, pin's e emblemas. Este ano o destaque vai para materiais relacionados com o XVIII Congresso do PCP, os 160 anos da publicação do Manifesto Comunista e o 50º Aniversário da Revolução Cubana.