Partido Comunista Português
Apoios ao investimento e à produção - Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 31 Outubro 2007

Os Estaleiros Navais do Mondego, SA, têm passado por várias vicissitudes tendo sido recentemente adquiridos por um empresário espanhol. O actual Presidente do Conselho de Administração - Urbano Alonso Fraga - diz-se empenhado na reestruturação dos estaleiros, na retoma da construção de barcos (em aço e em alumínio) e no aumento do emprego.

Registe-se que os Estaleiros Navais do Mondego, SA, e a associada Navalcentro têm uma larga tradição de construção de barcos na Figueira da Foz e, em conjunto, apesar das dificuldades que têm atravessado, ainda garantem cerca de 65 empregos permanentes e 35 empregos temporários.

O actual responsável afirma ser possível triplicar o emprego se conseguir apoios públicos para investir no alargamento do molhe e outras infra-estruturas e equipamentos, além do aval público para financiar a produção dos barcos.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

1. Que medidas podem ser tomadas para apoiar com fundos comunitários os investimentos necessários à reestruturação dos Estaleiros Navais do Mondego, SA, visando aumentar o emprego com direitos e retomar a construção de barcos, seja em aço até 130 metros, seja em alumínio, de que estes estaleiros têm larga tradição?

2. Que medidas podem ser tomadas para garantir uma linha de crédito bonificado à construção de barcos em Portugal?

Resposta