A Comissão partilha as preocupações da Senhora Deputada, dos
encarregados de educação e do pessoal das escolas europeias no que
respeita à sobrelotação nas escolas europeias de Bruxelas.
1. A
Comissão, em cartas de Julho e de Setembro de 2005, solicitou ao
Secretário-Geral do Conselho Superior das Escolas Europeias que
insistisse junto das autoridades belgas no sentido de estas
apresentarem propostas de localização tendo em vista a abertura de uma
escola provisória, de modo a responder às necessidades do pessoal das
instituições europeias, até à abertura da quarta escola de Bruxelas,
prevista para 2009, em Laeken.
A Comissão tem conhecimento de que
a Régie des Bâtiments da Bélgica está a estudar a possibilidade de
aumentar a capacidade de Uccle e de Ixelles. No entanto, até à data, a
Comissão desconhece a existência de uma proposta oficial da Régie
quanto a uma localização provisória.
Na reunião do Conselho
Superior, de 25 de Outubro de 2005, a Comissão vai reiterar o pedido de
insistência formal junto das autoridades belgas no sentido de estas
últimas proporem oficialmente um leque de soluções que lhe permitam
dispor de um local provisório consentâneo com um mínimo de exigências
satisfatórias, a partir de 2006. Caso contrário, a situação
tornar-se-ia alarmante.
2. Se se concretizar a abertura de uma
escola europeia provisória em Setembro de 2006, a Comissão analisará
favoravelmente a possibilidade de abertura de um espaço para ocupação
de tempos livres no mesmo local, em concertação com as autoridades
envolvidas e tendo em conta as instalações efectivamente disponíveis.
No
que respeita às creches e jardins de infância, a Comissão está a
estudar uma solução a curto prazo (acesso a vagas nas actuais e futuras
creches locais de Bruxelas) e continua a estudar soluções a médio e
longo prazo (desenvolvimento de dois projectos imobiliários no bairro
europeu da cidade).
(1) A Régie des Bâtiments da Bélgica executa
os compromissos contratuais do Estado em matéria de infra?estruturas de
escritórios para instituições internacionais (de que são exemplo as
escolas europeias).
|