Partido Comunista Português
Contributo para o Conselho da Primavera de 2008 sobre a Estratégia de Lisboa - Declaração de voto de Ilda Figueiredo no PE
Quarta, 20 Fevereiro 2008
Antes de mais, lamentamos a rejeição da proposta de Resolução que apresentámos sobre a Estratégia de Lisboa, o que é tanto mais grave quanto estamos no momento em que se inicia o último ciclo da Estratégia de Lisboa.

Uma vez mais, a maioria do Parlamento Europeu rejeita uma mudança de política e expressa o seu total apoio e envolvimento nas políticas seguidas até agora: desregulamentação dos mercados e relações de trabalho, liberalização de bens e serviços essenciais (correios, transportes, telecomunicações, energia, etc) e sua entrega à exploração privada, com prejuízo dos contribuintes, dos trabalhadores e das populações.

Como se vê em Portugal, esta política vincadamente neoliberal alarga-se cada vez mais a outros sectores. Veja-se a crescente mercantilização da saúde, da educação e do ensino, o que tem contribuído para o agravamento das desigualdades sociais, e para maior pobreza e exclusão social na União Europeia.

Agora, insistem também no aprofundar da componente externa da Estratégia de Lisboa, isto é, em impor a países terceiros, muitos deles menos desenvolvidos, condicionalismos de natureza económica e política exigindo a "abertura" desses mercados aos interesses das grandes multinacionais europeias.