Partido Comunista Português
Pergunta escrita de Ilda Figueiredo no PE
Medidas de luta contra a pobreza e pela inclusão social
Terça, 19 Janeiro 2010

Dados recentes publicados pelo Eurostat demonstram que, em 2008, a pobreza, em muitos países da União Europeia, atingia já valores muito elevados, com destaque para a Letónia (26%), Roménia (23%), Bulgária (21%), Grécia, Espanha e Lituânia (20%) em cada, Itália, Reino Unido e Estónia (19%) em cada, Portugal (18%), Polónia (17%) que é também o valor médio da UE.

Mas as taxas de pobreza infantil são ainda mais elevadas, sendo que a média do risco de pobreza entre os 0 aos 17 anos se situava nos 20%.

Ora, com a crise económica, o crescimento do desemprego em mais de cinco milhões de desempregados durante 2009, fácil é concluir que a pobreza neste Ano Europeu de Luta contra a Pobreza é ainda mais elevada.

Assim, pergunto à Comissão Europeia o seguinte:

1. Que medidas concretas já foram tomadas para debelar este grave flagelo, para reduzir a pobreza e conseguir a inclusão social?

2. Que valores orçamentais foram dirigidos a este objectivo nas medidas tomadas pela Comissão Europeia? Qual a sua distribuição por Estado-Membro?

Resposta