Partido Comunista Português
Relatório Langenhagen sobre o Galileo - Declaração de Voto de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 02 Outubro 2001

A nossa votação exprime a convicção de que vale a pena ter um projecto europeu que funcione bem e seja independente das utilizações militares e de defesa, incluindo de países terceiros, o que não acontece actualmente, dada a dependência europeia neste âmbito relativamente aos E.U.A.

No entanto, é fundamental que a implementação do projecto respeite os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, designadamente a sua privacidade. A sua criação pode ser uma vantagem para os serviços de telecomunicações móveis que o possam utilizar em aplicações de localização requeridas pelos utentes, se o custo financeiro não tornar proibitiva essa utilização.

Igualmente, é necessário ter em conta os custos do seu financiamento, designadamente a parte que vier a ser exigida aos países que não participarem directamente na sua construção, de forma a não dificultar a sua implementação nos vários Estados-membros.