Partido Comunista Português
Avaliação intercalar da política industrial - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE
Terça, 20 Maio 2008
A questão central neste debate é a prioridade que deve ser dada à defesa e promoção das indústrias existentes nos diversos Estados-Membros, tendo em conta as suas tradições e especificidades, sejam indústrias dos sectores têxtil, vestuário e calçado, sejam da indústria automóvel, da indústria naval, da química ou qualquer outro sector tradicional ou de novos materiais e técnicas inovadoras.

Esta prioridade exige não apenas medidas para dar um impulso à inovação e para apoiar efectivamente as micro, pequenas e médias empresas, mas igualmente uma estratégia de comércio internacional que tenha em conta a realidade e as fileiras industriais existentes nos nossos Países, a defesa do emprego com direitos, a promoção do desenvolvimento das nossas regiões e a inclusão social.

Não basta afirmar que queremos uma indústria virada para o futuro. É urgente olhar para o presente e colocar as indústrias e o seu impacto social no centro das decisões que devem ser tomadas em termos de políticas macro-económicas, financeiras, seja a nível comunitário, seja no plano nacional.