Avanteatro
avanteteatro.jpg

 

 



 

 

 

Com melhores condições para artistas e visitantes, o Avanteatro assume-se na Festa como um espaço multifacetado que acolhe de braços abertos, durante três dias, diversas vertentes das artes de palco, do teatro à dança, da música ao teatro de rua, passando pelo cinema documental e pelo teatro infantil. Pelo chapitô da Festa do Avante! - um palco de intervenção política e cultural feito na base da generosidade militante de actores comunistas e comunistas actores, mas para o qual contribuem também muitos democratas, amigos do Partido, e profissionais que não se rendem às misérias que a política de direita vai fazendo também na Cultura -, vão passar grupos e companhias de diferentes sensibilidades artísticas, estéticas e origens, oferecendo aos milhares de pessoas que enchem a Quinta da Atalaia uma variedade de espectáculos para quase todos os gostos, e, simultaneamente uma pequena amostra do melhor que se faz nas artes de palco em Portugal. Destaque, também, para as noites de convívio no bar do Avanteatro, nas quais não vão faltar música, boa disposição e motivos para dois dedos de conversa preparando a luta, na rua ou em cima do palco. 67


Intervalo Grupo de Teatro «O Tinteiro»
Primeira peça apresentada pelo Teatro Moderno de Lisboa, em 1961, cujos 47 anos se assinalam este ano na Festa, «O Tinteiro» evoca um grande acontecimento social e na história do teatro português.

«Íman»
Um espectáculo de Filipa Francisca com os Wonderfull’s Kova M & convidados, que partiu do projecto de um grupo de jovens da Cova da Moura que cultivavam o gosto pelo hip hop e pelas danças africanas.

O Bando «Grão de Bico»
Baseado num conto popular português, o «Grão de Bico» é uma peça para miúdos e graúdos que estabelece a ponte entre o espectador e a sua imaginação, transportando-o para uma viagem mágica.

A Barraca «Obviamente demito-o!»
Igualmente comemorativa de uma data de registo na história de Portugal, sob à cena «Obviamente demito-o!», peça que se entrecruza com a exposição dedicada à campanha de Arlindo Vicente e Humberto Delgado por ocasião dos 50 anos da campanha para as “eleições” de 1958. Baseado num conto popular português, o «Grão de Bico» é uma peça para miúdos e graúdos que estabelece a ponte entre o espectador e a sua imaginação, transportando-o para uma viagem mágica.

Centro Dramático do Algarve «O Príncipe de Spandau»
O Centro Dramátido do Algarve traz ao Avanteatro, o texto de Hélder Costa o «Príncipe de Spandau», uma chamada de atenção para a crise social e política e as condições de exploração que são pasto fértil para a ascensão do nazifascismo, como o exemplo da alemanha hitleriana dos anos 30 comprova.

Teatro Extremo «Pedro e o Lobo»
Baseado na fábula de Esopo e tendo como pano de fundo a obra de Prokofiev, a peça é para além de um espectáculo visualmente muito bem conseguido, uma lição de coragem e de respeito para com os outros e a natureza.

GEFAC «A Comédia do Verdadeiro Santo António»
Em Mirandês, os mitos, a lenda e a história do verdadeiro Santo António, levados à cena por um grupo incontornável na divulgação da música e das artes de espectáculo de raíz popular em Portugal.

Projecto de Intervenção Artística «Comedor de Pecados»
O teatro de rua ocupa o espaço da Festa e, ao soar das doze badaladas, abre caminho para o desvendar do portal de passagem do mundo dos vivos para o mundo dos para sempre adormecidos.

O Nariz – Grupo de Teatro «O Lorpa»
Um espectáculo de robertos que promete arrancar gargalhadas à miudagem e transporta o público para o universo do pequeno palco.

Cinema «A Sede»
Um filme documentário sobre a voracidade com que o capitalismo se atira aos recursos hídricos, que cabe aos povos defender e estimar.

Bar Noites de convívio
Boa disposição e convívio é quanto basta para que se faça a Festa no bar do Avanteatro, este ano a funcionar num ambiente muito próximo do café-concerto onde sobressaem o Quinteto Take 5, Mariana Abrunheiro com Filipe Raposo, o 4Teto António Palma, Sebastião Antunes e os O Menino é Lindo.


Programação «Avanteatro»
 

Sexta-feira
Sábado
Domingo
11:00                      «Pedro e o Lobo»
Teatro Extremo
(teatro infantil, Palco)
«Grão de Bico»,
Bando
(teatro infantil, Exterior)
                
14:30 «O Nariz»,
O Lorpa
(teatro infantil, Bar)
15:00 «Comédia do verdadeiro St.º António»
GEOFAC
(teatro, Palco)
«Grão de Bico»,
Bando
(teatro infantil, Exterior)
       
16:30 «A Sede»
cinema documental
(Palco)
«O Nariz»,
O Lorpa
(teatro infantil, Bar)
               
20:00 4teto António Palma
(música, Bar)
«Obviamente Demito-o»,
A Barraca
(teatro, Palco)
20:30 «O Tinteiro»
Intervalo Grupo de Teatro
(teatro, Palco)
   
21:00 Quarteto Take 5
(música, Bar)
   
22:00 «Comedor de Pecados»
Projectos de Intervenção Artística
(teatro, Exterior)
«O menino é lindo»
(música, Bar)
22:45    «Comedor de Pecados»,
Projectos de Intervenção Artística (teatro, Exterior)
      
  
23:45 «Príncipe de Spandau»
Centro Dramático do Algarve
(teatro, Palco)
0:00    ÍMAN
Filipa Francisco,
(dança, Palco)
 
1:00 Mariana Abrunheiro
com Filipe Raposo
(música, Bar)
Sebastião Antunes
(música, Bar)