Fórum Porto Alegre

Integrada numa delegação do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) Ilda Figueiredo participou no Fórum Social Mundial e, em particular, no Fórum Parlamentar Mundial, onde interveio.

Este Fórum realizado entre os dias 25 e 30 de Janeiro, na cidade de Porto Alegre, Brasil, movimentou mais de 10 mil pessoas, oriundas de 120 países, representantes de diversas organizações, de partidos políticos, de sindicatos, de universidades, com o objectivo da denuncia da globalização neoliberal na sequência das mobilizações ocorridas na Europa contra o Acordo Multilateral de Investimentos, em 1998, das grandes manifestações de Seattle contra a Organização Mundial do Comércio, em 1999, e das realizadas contra as políticas do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

O lema deste acontecimento inédito "Um outro mundo é possível", esteve presente em centenas de debates e colóquios e deu expressão a formas diversificadas de denuncia do capitalismo, e, designadamente, das consequências de agravamento das desigualdades, exploração e miséria.

Na sua intervenção, a deputada salientou o facto de que "...o mundo como está não serve os interesses das populações, é discriminatório, tem agravado desigualdades e criado pobreza, quando hoje, aproveitando os progressos tecnológicos, havia todas as condições para, através de uma melhor redistribuição da riqueza e com uma outra forma de organização política, dar respostas às actuais carências...".

No documento aprovado no Fórum Parlamentar ficou decidido criar uma rede de deputados progressistas empenhados nesta luta. No próximo ano, realizar-se-à de novo em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, onde a esquerda governa e o povo participa.

Portugal e a CE - Nš 37 - Abril de 2001