Países Menos Desenvolvidos = países mais pobres


A Comissão para o Desenvolvimento e a Cooperação do Parlamento Europeu atribuiu ao eurodeputado do PCP, Joaquim Miranda, presidente da mesma, a responsabilidade de elaborar um relatório sobre a iniciativa da Comissão das Comunidade, "Tudo menos armas", na qual se prevê a isenção de direitos aduaneiros relativos às importações provenientes dos Países Menos Desenvolvidos (designação por que as Nações Unidas designam os 48 países mais pobres do mundo).

Esta iniciativa visa constituir um contributo da União Europeia para a III Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos, que ocorrerá em Bruxelas em Maio próximo, e na qual participará uma igualmente o referido deputado europeu do PCP.

Com vista à preparação do relatório sobre a matéria e da sua participação na referida Conferência, e para além de diversos contactos já realizados e a realizar (nomeadamente em Portugal) Joaquim Miranda solicitou já a inscrição na ordem do dia de uma das próximas sessões plenárias de perguntas à Comissão e ao Conselho sobre a matéria, cujo debate deverá encerrar com a aprovação de uma resolução também apresentada pelo mesmo deputado.

Igualmente prevista para o mês de Abril, durante a sessão plenária de Estrasburgo, está uma iniciativa do GUE/NGL, ainda sobre as mesmas temáticas. Prevê-se, para a mesma, a intervenção de representantes de alguns dos países em causa, de ONG´s e especialistas na matéria.


Portugal e a CE - Nš 37 - Abril de 2001