Racismo e xenofobia


O Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica realizou, no passado mês de Abril em Viena umas Jornadas de Estudo subordinadas ao tema "Cooperação na acção contra a extrema direita na Europa".

Estas jornadas, em que participaram alguns especialistas convidados de diversos países da União Europeia, foram divididas em três painéis: "extrema direita - evolução das opiniões, raízes deste fenómeno, batalha das ideias"; "luta contra a extrema direita - experiências no terreno" e "isolar a extrema direita, a acção nas Instituições".

As diversas intervenções realizadas, apontaram para condições que propiciam o desenvolvimento de sentimentos racistas e xenófobos e que são aproveitadas pelos movimentos de extrema direita, nomeadamente, o agravamento da situação social, a manutenção de um elevado nível de desemprego e de emprego cada vez mais precário e a existência de um elevado défice democrático resultante de um cada vez maior afastamento dos cidadãos em relação aos centros de decisão. A batalha das ideias, a defesa dos valores da esquerda, a mobilização social em defesa da democracia, foram alguns dos caminhos apontados para travar esta luta.


Portugal e a CE - Nš 35 - Janeiro/Junho de 2000