Um grupo de alunos e professores da Escola Superior de Gestão, Hotelaria
e Turismo da Universidade do Algarve efectuou uma visita ao Parlamento Europeu
(PE), em Bruxelas, no dia 1 de Dezembro de 1999. No programa constou uma visita
guiada às instalações do PE, acompanhamento de parte da
sessão plenária em curso e um encontro com os deputados do PCP.
Também, no dia 8 de Dezembro de 1999 visitou o PE um grupo de jovens de Santarém. Além da habitual visita guiada, o grupo assistiu a parte da reunião do Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica. Seguiu-se um encontro com os serviços do PE e uma troca de impressões com os deputados do PCP. Antes do regresso a Lisboa visitaram o Forte de Breendonk, que serviu de campo de concentração nazi, durante a II Guerra Mundial.
Um outro grupo de visitantes, desta vez vindos do Alentejo, esteve também no Parlamento Europeu no dia 4 de Maio. Além da já habitual visita guiada, este grupo teve oportunidade de se encontrar com os dois deputados do PCP no PE. Neste encontro, foram abordadas questões de grande interesse para a região, mais concrectamente sobre o trabalho desenvolvido a nível comunitário em prol das melhorias de condições de vida dos alentejanos. O Forte de Breendonk, nos arredores de Bruxelas, foi mais uma vez motivo de uma visita, que muito agradou estes visitantes alentejanos.
Os problemas sociais que em grande medida afectam reformados e pensionistas
portugueses, foi o principal motivo da visita de um grupo do Movimento Unitário
de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), ao Parlamento Europeu, a última
antes das férias parlamentares. A visita que se realizou no dia 6 de
Junho, contou com a presença de diversos elementos oriundos de várias
regiões do país, que trouxeram até junto dos deputados
do PCP no PE, as diversas preocupações com que se deparam na sua
vivência diária. A visita terminou com um encontro junto dos serviços
do PE, onde o grupo teve oportunidade de ter um contacto mais concreto e real
com o trabalho realizado a nível do PE.