Delegação a Cuba


Joaquim Miranda, enquanto Presidente da Comissão para o Desenvolvimento e a Cooperação do Parlamento Europeu, chefiou uma delegação parlamentar que se deslocou a Cuba.

A delegação, a primeira do PE com carácter oficial àquele país, realizada a convite da respectiva Assembleia, teve um intenso programa de visitas e reuniões, em particular com a presidência desta, com diversos membros do governo (nomeadamente com o ministro Carlos Lage), com o corpo diplomático dos Estados membros da União Europeia e com representantes das ONG´s que ali desenvolvem projectos de cooperação.

Nas reuniões efectuadas com as autoridades cubanas de que resultou uma informação detalhada sobre a actual situação política, económica e social, foram ainda abordados vários assuntos relativos ao futuro das relações entre a União Europeia e Cuba, com destaque para a eventual adesão deste país à Convenção de Lomé e para a iníqua Posição Comum da UE sobre Cuba.

O bloqueio a Cuba determinado pelos Estados Unidos foi igualmente um tema sempre presente nas conversações efectuadas. Também a cooperação desenvolvida entre Cuba e países de outras zonas do mundo, especialmente da América Latina, foi assunto que mereceu destaque.


Portugal e a CE - Nš 35 - Janeiro/Junho de 2000