Solidariedade com Moçambique

Com vista a assegurar uma rápida e significativa ajuda da União Europeia a Moçambique os deputados do PCP desenvolveram um largo conjunto de iniciativas no Parlamento Europeu (PE).

Logo que conhecedores da catástrofe foi feita uma pergunta à Comissão pelo deputado Joaquim Miranda, pela qual se chamou a atenção para a dimensão da mesma e se questionou aquela instituição comunitária sobre as medidas que tencionava adoptar com vista a socorrer as populações e apoiar a normalização da vida no país.

Entretanto, estiveram igualmente na primeira linha dos subscritores de uma proposta de resolução, que viria a ser adoptada pelo plenário do PE. Enquanto Presidente da Comissão para o Desenvolvimento e a Cooperação do PE, o mesmo deputado solicitou uma reunião de emergência com o comissário responsável por estas questões, Paul Nielson, que veio a realizar-se imediatamente após a visita deste a Moçambique e na qual foi feito o ponto da situação e analisadas as medidas adoptadas e meios disponibilizados pela União Europeia.

Ainda por iniciativa de Joaquim Miranda foi aprovada uma resolução de solidariedade com Moçambique na reunião da Assembleia Paritária EU/ACP, realizada em Abuja, na Nigéria.

Portugal e a CE - Nš 35 - Janeiro/Junho de 2000