Programa Urban pode afectar
cidades portuguesas

Portugal pode ver reduzido o número de cidades afectadas pelo programa Urban. Até agora eram seis as cidades portuguesas beneficiadas por este programa - Amadora, Gondomar, Lisboa, Loures (Odivelas), Oeiras e Porto.

A Comissão Europeia pretende reduzir, de seis para duas, as cidades que vão beneficiar do segundo programa Urban, assim como diminuir drasticamente a dotação orçamental destinada a estas. O PCP está preocupado com as consequências que este corte pode trazer ao país.

Ilda Figueiredo, deputada comunista no Parlamento Europeu, alertou em reunião com a Direcção da Fundação para o Desenvolvimento do Vale da Campanhã, para o facto de o número de cidades a reduzir ser bastante superior ao da média da União Europeia, dado que países mais desenvolvidos manterão um número elevado de cidades abrangidas por este programa, casos da Alemanha (10 cidades), da Itália (8) e do Reino Unido(9).

A deputada comprometeu-se a defender no Parlamento europeu uma revisão da proposta que atribui a Portugal apenas dois projectos, dada a importância que o Urban tem no nosso país .

Portugal e a CE - Nš 35 - Janeiro/Junho de 2000