BALANÇO DA ACTIVIDADE
do Grupo GUE/NGL NO PARLAMENTO EUROPEU

Na defesa de Portugal com futuro e de uma Europa de paz e cooperação
Esta publicação lança pistas sobre o trabalho intenso que realizámos no Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica, que integramos desde o primeiro momento, e é uma contribuição positiva para a divulgação das propostas e das alternativas que se apresentaram durante os cinco anos do nosso mandato no Parlamento Europeu. Como se pode verificar ao longo dos textos, há uma clara linha de esquerda na intervenção do nosso Grupo, a mais progressista do Parlamento Europeu, pese, embora, a enorme diversidade de posições, que nem sempre acompanhamos globalmente. Como Grupo Confederal que é, há respeito pelas opiniões e propostas de cada componente, sem prejuízo de um profícuo debate interno, o que tem permitido chegar a importantes consensos sobre a maioria das inúmeras áreas que abordamos. Apostados na permanente defesa dos interesses portugueses, da produção nacional e do emprego com direitos, de serviços públicos de qualidade e de maior inclusão social, demos o nosso contributo para urna outra Europa de direitos sociais e igualdade, de solidariedade e desenvolvimento, que respeite, dinamize e aprofunde a democracia. Essa nova Europa, aberta ao mundo, de paz e cooperação, que salvaguarde a identidade cultural de cada País e o princípio de Estados soberanos e iguais em direitos, é possível pela convergência das forças do progresso e da paz, pelas lutas dos trabalhadores e dos povos. Continuaremos a pugnar pela concretização destes objectivos.

Ilda Figueiredo
Deputada do PCP ao PE

BALANÇO DA ACTIVIDADE do Grupo GUE/NGL NO PARLAMENTO EUROPEU

Índice