Declaração de Carlos Carvalhas
13 de Junho de 2004

1. O traço mais relevante e decisivo dos resultados das eleições de hoje é uma grande e severa derrota da coligação PSD-CDS, traduzindo um amplo descontentamento popular com a sua acção governativa e uma clara condenação política que, como o PCP claramente sustentou ao longo da campanha, dá mais força à exigência democrática de que, o mais cedo possível, o país seja poupado à continuação da acção destruidora deste governo até 2006.

Na verdade, não só a coligação PSD-CDS fica bastante abaixo da votação obtida em conjunto pelo PSD e CDS nas eleições para o PE em 1999 como sobretudo perde cerca de 14 pontos por comparação com o seu resultado nas eleições legislativas de Março de 2002.

Nada pode apagar uma verdade essencial : em conjunto os partidos da oposição obtiveram nestas eleições cerca de 60% dos votos para cerca de 34% dos partidos do governo. E não pode ficar sem relevantes consequências políticas que os partidos que hoje infelizmente (des)governam o país, apesar de coligados, tenham obtido o seu pior resultado eleitoral desde há 28 anos.

2. Apesar de a sua campanha eleitoral ter sido predominantemente acompanhada pela difusão de perspectivas eleitorais muito pessimistas e confinadas à eleição de um único deputado, a CDU alcançando cerca de 9,5% e ao eleger dois deputados (ficando perto do terceiro) regista um resultado bastante positivo e muito encorajador para a continuação do esforço que confiantemente prosseguiremos para o seu reforço eleitoral em próximas eleições.

No essencial, os resultados hoje alcançados confirmam o papel indispensável do PCP e da CDU para a construção e êxito de uma alternativa de esquerda verdadeiramente digna desse nome.

3. Nesta ocasião, em nome das forças integrantes da CDU queremos saudar calorosamente os candidatos da CDU pelo seu papel determinante na campanha, e saudar todos os activistas da CDU (membros do PCP, do Partido «Os Verdes», da Associação «Intervenção Democrática» e numerosos democratas independentes), que com grande generosidade e sentido da responsabilidade, ergueram, em condições por vezes muito adversas, uma campanha confiante e combativa que faz de todos eles obreiros desta vitória sobre a direita governante e deste bom resultado da CDU.

4. Estando no essencial contados os votos e apurados os deputados portugueses ao Parlamento Europeu, impôe-se que aqui reafirmemos que todos aqueles que deram a sua confiança à CDU podem ter a absoluta certeza de que honraremos escrupulosamente os compromissos assumidos na campanha e daremos novo e revigorado impulso à luta e ao trabalho para dar resposta aos prementes problemas e inquietações que os trabalhadores e o povo português enfrentam e para conquistar um novo caminho para Portugal e para a Europa.