Ilda Figueiredo
50 anos, Licenciada em Economia.

É membro do PCP desde 1974 e do seu Comité Central desde o XIV Congresso (1992).

Tendo realizado um mestrado em "Planificação e Administração da Educação", prepara actualmente o seu doutoramento em "Educação e Desenvolvimento Humano" na Universidade de Compostela numa colaboração com o Instituto Piaget, onde lecciona as cadeiras de "Educação e Política" e "Economia e Sociedade" e orienta trabalhos de projecto.

Tem dado particular atenção à incidência das questões europeias na economia portuguesa, primeiro como economista do Sindicato Têxtil do Porto e, desde 1991, em assessoria técnica na União dos Sindicatos do Porto.

Foi deputada à Assembleia da República entre 1979 e 1991, tendo participado em várias comissões, designadamente "Economia, Finanças e Plano", "Condição Feminina" e "Administração do Território, Poder Local e Ambiente". Foi membro do Comité Misto Assembleia da República/Parlamento Europeu durante toda a sua existência.

É vereadora da Câmara Municipal do Porto, onde já foi responsável pelo pelouro da Saúde e Sanidade e membro do Conselho de Administração dos SMAS do Porto.

Foi vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia de 1983 a 1990 e responsável pela apresentação e criação do projecto do Parque Biológico Municipal de Vila Nova de Gaia.

Fez parte da Comissão Organizadora que preparou a criação da Associação Nacional de Municípios.

Tem colaborado em diversos órgãos de informação e revistas especializadas.